Varejo sente pequeno avanço em novembro

Leia em 2min 50s

Apesar de alta nas vendas de 1,5% em novembro, sobre outubro, segmento se mantém pressionado e tombo na comparação anual foi de 7,5% no mês, segundo o IBGE.

As vendas no varejo brasileiro em novembro cresceram de forma inesperada em relação ao mês anterior, impulsionadas por antecipações das compras de Natal. Mas ainda assim tiveram o pior desempenho desde 2003 na comparação com um ano antes e ainda não indicam mudança na tendência negativa do setor.

As vendas varejistas tiveram alta de 1,5% em novembro sobre outubro, melhor desempenho mensal em um ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ontem.

O resultado é o segundo positivo seguido e o melhor desde a alta de 1,7% vista em novembro de 2014. Quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, o tombo é de 7,8%, oitava taxa negativa seguida nessa base de comparação e a mais forte desde março de 2003 (-11,4%).

Apesar do resultado positivo no mês, em 2015 até novembro as vendas no varejo acumularam queda de 4,0% "[A alta] não é uma tendência positiva pois há volatilidade de um mês ao outro. E para dezembro a impressão é de que o Natal não foi bom", diz a economista da CM Capital Markets Jessica Strasburg.

Promoções

Cinco das oito atividades pesquisadas no varejo restrito tiveram alta no volume de vendas em novembro sobre outubro. Um dos motivos foi o final de semana de vendas da Black Friday, dia de descontos que movimentou o varejo físico e virtual em todas as regiões do País.

Segundo o IBGE, os destaques ficaram para os avanços de 6,9% na comercialização de móveis e eletrodomésticos e de 4,1% de outros artigos de uso pessoal e doméstico, indicando antecipação das compras de Natal.

"As promoções que ocorrem em novembro vêm aumentando e estimulando a venda de bens duráveis. Novembro tem se aproximado de dezembro em termos de patamar de varejo", disse a economista do IBGE Isabella Nunes.

Já as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, setor com maior peso na estrutura do comércio, registraram queda de 1,5% em novembro.

Foi essa atividade que teve o maior impacto negativo no resultado anual das vendas varejistas, com redução no volume de vendas de 5,7%.

O varejo ampliado, que inclui na apuração do IBGE dados de venda de automóveis e material de construção, apresentou ligeira reação com crescimento de 0,5% em novembro sobre outubro, interrompendo série de três quedas seguidas com o aumento de 1,2% nas vendas de veículos e motos, partes e peças.

Futuro nebuloso

Segundo análise do IBGE, o varejo no Brasil mostrou deterioração mês após mês em 2015, sem conseguir superar a inflação alta, a renda menor dos trabalhadores e a restrição de crédito, em um cenário agravado por forte crise econômica. "Foi um ano em que a piora do mercado de trabalho, da renda e do crédito é mais forte do que em 2014. A perspectiva é de piora", diz em nota o economista-chefe do Banco Fator José Francisco Gonçalves.

De opinião similar partilha os economistas do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI). Em nota, a instituição diz que o cenário para 2016 é tenso, mas é preciso superar o momento desafiador. "Em suma, 2015 foi um ano ruim para praticamente todos os setores do comércio, ainda que alguns deles venham fraquejando apenas nos últimos meses do ano."

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Vendas via cartões caíram em 2015, diz Cappta

Os varejistas brasileiros tiveram queda de 5% nas vendas por cartão de crédito em dezembro de 2015, em com...

Veja mais
Consumidor pessimista deve render retração de 1,5% no varejo ampliado

Com menor intenção de comprar bens duráveis, os brasileiros vão diminuir o tíquete m&...

Veja mais
Estresse cotidiano eleva a compra por impulso

O estresse do cotidiano impulsiona 36,3% dos brasileiros a realizarem compras para relaxar, revelou ontem uma pesquisa d...

Veja mais
Indústria alerta para alta de preço de carnes com escassez de milho

Escassez de insumos impulsiona cotações nas regiões com menor oferta. O preço do milho subiu...

Veja mais
Alimentos causam maior queda nas vendas do varejo em 12 anos, diz IBGE

                    ...

Veja mais
Vendas no varejo sobem 1,5% em novembro ante outubro, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista restrito subiram 1,5% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazona...

Veja mais
36% dos consumidores fazem compras para aliviar o estresse

Levantamento realizado em todas as capitais e no interior do país pelo Serviço de Proteção a...

Veja mais
Safra de grãos do País deve bater novo recorde este ano

      Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais
Comércio precisa controlar ações de liquidação para não perder lucro

As liquidações de janeiro têm ajudado os varejistas a vender coleções antigas e reduzi...

Veja mais