Preços da indústria caem 0,28% em novembro, diz IBGE

Leia em 2min 30s

Os preços da indústria caíram 0,28% de outubro para novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O acumulado no ano foi de 9,35%, contra 9,66% em outubro. O acumulado em 12 meses foi de 9,55%, contra 10,89% em outubro. Entre as 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação, 12 apresentaram variações positivas de preços, contra 18 do mês anterior.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) mede a evolução dos preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes.

O índice de preços ao produtor mede as mudanças nos preços de oferta, portanto, é um acompanhamento da variação média dos preços de produção de bens e serviços. O índice levanta setores que estão na base da cadeia (produtores de bens intermediários, por exemplo) e outros no topo (produtores de bens de consumo).

O IPP está restrito às indústrias extrativas e de transformação. No futuro todas as atividades econômicas (setor de serviços, agricultura etc) serão incorporadas no índice, segundo o IBGE.

Atividades e setores
Em novembro, as maiores influências na variação de -0,28% vieram das indústrias extrativas,  refino de petróleo e produtos de álcool, alimentos e outros produtos químicos.

Em 12 meses, influenciaram mais alimentos, outros produtos químicos, papel e celulose e outros equipamentos de transporte. As quatro maiores variações de preços ocorreram em outros equipamentos de transporte (34,05%), fumo (32,18%), papel e celulose (26,22%) e alimentos (14,19%).

No acumulado do ano, as maiores influências vieram de alimentos, outros produtos químicos, papel e celulose e outros equipamentos de transporte. As maiores variações vieram de outros equipamentos de transporte (31,13%), fumo (29,52%), papel e celulose (23,56%) e outros produtos químicos (15,03%).

No caso dos alimentos, os dois produtos que tiveram maior influência na comparação mensal - resíduos da extração de soja e açúcar cristal - aparecem também entre as maiores variações. Completam a lista dos quatro produtos de maior influência óleo de soja em bruto, mesmo degomado e óleo de soja refinado, assim como açúcar cristal.

Em relação a outros equipamentos de transporte, a variação negativa de 2% em novembro está ligada à taxa de câmbio. Segundo o IBGE, no acumulado do ano, houve uma variação de preços de 31,1% contra uma variação cambial de 43,2%, e nos últimos 12 meses foi de 34,1% contra uma variação cambial de 48,3%.

Assim, o setor apresentou uma redução de preços em aviões de peso superior a 2.000 kg e motocicletas com mais de 50 cm³ e um aumento na fabricação ou manutenção de embarcações. Para os demais índices analisados (acumulado no ano e acumulado nos últimos 12 meses) todos os produtos tiveram resultados positivos.

Em novembro, os preços de bens de capital caíram 0,22%; os de bens intermediários recuaram 0,76%, os de bens de consumo subiram 0,5%. No caso dos bens de consumo duráveis, a variação foi de -0,15% e na de bens de consumo semiduráveis e não duráveis, houve avanço de 0,71%.

 



Veículo: Portal G1


Veja também

Cesta básica sobe 20% em Porto Alegre e fecha 2015 a R$ 418,82

                    ...

Veja mais
Volta às aulas tem material escolar mais caro em 2016

                    ...

Veja mais
Preços dos alimentos básicos caíram pelo quarto ano consecutivo em 2015

                    ...

Veja mais
Programa voltado à qualidade do leite agora é lei no Rio Grande do Sul

A lei que permite que a fiscalização e o controle do setor leiteiro ocorram em todas as etapas de produ&cc...

Veja mais
Preços dos lácteos registram queda no varejo

O varejo do mercado lácteo sofreu pequena retração nos preços praticados durante a segunda q...

Veja mais
Venda on-line deve crescer 18% este ano

Em 2016, o e-commerce nacional deve crescer 18% em relação a 2015 e faturar R$ 56,8 bilhões, previu...

Veja mais
Tomate fica mais caro no início do ano e pressiona inflação pelo IPC-S

Maior contribuição para alta partiu dos preços dos alimentos, diz a FGV. IPC-S passou de 0,88% no f...

Veja mais
A luta para driblar a alta dos preços

A confirmação pelo IBGE de que o país voltou a fechar um ano com inflação de dois d&i...

Veja mais
Novas regras vão favorecer a pecuária de leite

                    ...

Veja mais