Varejo tem queda de 5,5% em novembro

Leia em 2min 10s

As vendas do comércio varejista ampliado caíram 5,5% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado ontem (15) pela operadora de cartões.

Com o resultado, o setor acumula sua quarta queda consecutiva, já que apresenta recuos desde julho, quando o indicador deflacionado apontou avanço de 0,1%.

De acordo com a Cielo, o índice do varejo no décimo primeiro mês de 2015 foi prejudicado pelo calendário, além da baixa confiança do consumidor brasileiro. "A troca de dias dos feriados de Finados e Proclamação da República e dos dias da semana - um sábado a menos e uma segunda-feira a mais na comparação com o mesmo mês do ano passado - tiveram um efeito líquido negativo nas vendas do mês", disse a companhia.

Pelo ICVA deflacionado ajustado - que desconta os efeitos de calendário - o mês de novembro apresentou retração uma de 4,4%.

Em termos nominais, sem considerar a inflação dos últimos doze meses, o ICVA registrou crescimento de 2,2% em relação a novembro de 2014. Em outubro, a alta havia sido de 3,9%, ao considerar a mesma base de comparação.

A Black Friday, que neste ano ocorreu no dia 27 de novembro, teve um crescimento nominal de vendas de 14,5% na comparação com a Black Friday de 2014. Durante a Black Week - última semana de novembro, incluindo a própria sexta-feira de descontos -, o crescimento nominal atingiu 11%. Os percentuais ficaram acima da média do ICVA nominal para novembro. As vendas na última semana, impulsionadas pelas promoções do período, puxaram para cima o resultado do mês.

Por segmento

O conjunto de setores que comercializam bens semiduráveis e duráveis segue com a maior retração do índice. A ligeira aceleração na margem observada neste bloco foi impulsionada, de acordo com a Cielo, pelas vendas no segmento de Móveis, Eletro e Lojas de Departamento, beneficiado pela Black Friday.

O grupo que comercializa bens não duráveis, cujo comportamento vinha se mostrando mais resiliente, apresentou desaceleração em novembro. O setor de Postos de Combustível registrou forte queda e supermercados e hipermercados teve desaceleração importante neste mês, apesar de a Black Friday ter impactado positivamente o setor no período.

O grupo de setores da cesta de serviços teve desempenho dispare: enquanto alimentação em bares e restaurantes retraiu dois dígitos, o de turismo e transportes foi um dos poucos que apresentou crescimento em novembro.

O ICVA é calculado com base nas vendas realizadas nos cerca de 1,7 milhão de pontos de vendas credenciados atualmente à Cielo.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Vendas do varejo em SP registram maior retração desde 2008

Em setembro, as vendas do comércio varejista no Estado de São Paulo permaneceram em ritmo de queda, com o ...

Veja mais
Anvisa volta atrás sobre isenção de cosméticos e cobra taxas retroativas

Advogados entendem que cobrança não tem base jurídica e aconselham empresas a recorrer em ní...

Veja mais
Crise não reduz apetite do consumidor

                    ...

Veja mais
Hipermercados parcelam compras de produtos sazonais

                    ...

Veja mais
Intenção de consumo das famílias fica estável em dezembro, aponta CNC

Após dez meses seguidos de queda, e de chegar aos menores índices alcançados desde janeiro de 2010,...

Veja mais
Uso do 13º para compras atinge 14,6% do Brasil

      Usar a segunda parcela do 13º salário para compras de Natal será realidade ...

Veja mais
Supermercados preveem crescimento nas vendas neste fim de ano

Pesquisa encomendada pelo setor mostra que seis em cada dez empresários entrevistados acredita na expansão...

Veja mais
Dois em cada dez consumidores compram por impulso com frequência

Dois em cada dez consumidores brasileiros fazem compras por impulso com frequência, aponta pesquisa da SPC Brasil ...

Veja mais
Vendas do comércio varejista caíram 2% em novembro, diz Boa Vista SCPC

Um dos principais indicadores antecedentes da atividade econômica, as vendas do comércio caíram em n...

Veja mais