Uso do 13º para compras atinge 14,6% do Brasil

Leia em 1min 20s

      Usar a segunda parcela do 13º salário para compras de Natal será realidade para 14,6% dos brasileiros. Em 2014, a fatia era de 21,42%.

Os dados fazem parte de um levantamento da Associação Comercial de SP, realizado pelo Instituto Ipsos, e apontam que 33,3% dos consumidores usarão o dinheiro para quitar débitos e outros 27,1% irão guardá-lo, o que totaliza 60,4% de cautelosos.

Esse é o maior percentual de consumidores cautelosos desde 2009, quando a entidade iniciou o levantamento. Em 2014, essa parcela foi de 50%.

"Isso demonstra um crescimento na desconfiança do brasileiro em relação ao atual momento econômico do País. Os resultados também indicam, como já era esperado, que o Natal em 2015 será bastante modesto", comenta o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.

Categoria

De acordo com o levantamento, a intenção do brasileiro de viajar com a segunda parcela do 13º salário também caiu este ano. No ano passado, 9,5% dos entrevistados disseram que usariam o dinheiro para essa finalidade. Em 2015 são apenas 6,3% dos entrevistados.

Por outro lado, neste ano, mais gente vai comprar roupa nova para as festas de fim de ano: 2,1% dos entrevistados apontaram essa opção - no ano passado essa parcela não chegou a 1%.

Cenário inverso ocorreu com a opção "reformar a casa", já que, em 2014, 2,4% usariam o benefício para isso e, em 2015, a parcela não chegou a 1% dos ouvidos.

Por fim, revela a pesquisa, 14,6% dos brasileiros disseram ainda não saber como vão gastar esse dinheiro. No ano passado, os indecisos somaram 16,7% dos entrevistados.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Intenção de consumo das famílias fica estável em dezembro, aponta CNC

Após dez meses seguidos de queda, e de chegar aos menores índices alcançados desde janeiro de 2010,...

Veja mais
Supermercados preveem crescimento nas vendas neste fim de ano

Pesquisa encomendada pelo setor mostra que seis em cada dez empresários entrevistados acredita na expansão...

Veja mais
Dois em cada dez consumidores compram por impulso com frequência

Dois em cada dez consumidores brasileiros fazem compras por impulso com frequência, aponta pesquisa da SPC Brasil ...

Veja mais
Vendas do comércio varejista caíram 2% em novembro, diz Boa Vista SCPC

Um dos principais indicadores antecedentes da atividade econômica, as vendas do comércio caíram em n...

Veja mais
Confiança do consumidor em queda

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) voltou a cair em dezembro, registrando 96,3 pontos, o que r...

Veja mais
Importações de leite preocupam

                    ...

Veja mais
Movimento fraco amplia crise no varejo têxtil

Com queda de 15,3% no número de clientes em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2014, ...

Veja mais
PIB do agronegócio pode ter leve queda no ano

O Agronegócio também poderá ser afetado pelos problemas enfrentados pela economia do País ne...

Veja mais
Processamento de cana da Guarani cai 2,5% na safra 2015/16

A produtora de açúcar e etanol Guarani, do Grupo Tereos, deverá fechar a safra 2015/16 com uma qued...

Veja mais