“Está no DNA”: selo combate produtos falsos de origem animal e vegetal

Leia em 1min 40s

Para ajudar o consumidor, a indústria e o varejo a identificar a espécie e a sua procedência o Instituto Totum, em parceria com a Myleus Biotecnologia, criou o selo "Está no DNA". Trata-se de um selo inovador, que comprova a identidade de produtos animais e vegetais processados, in natura ou cozidos por meio de teste de DNA. 

O selo "Está no DNA" é voltado para a indústria de alimentos, importadores, distribuidores, supermercados, exportadores, restaurantes, associações e indústrias de ração e pet food. 

 

"A certificação por teste de DNA agrega valor ao produto e a toda cadeia produtiva. É uma garantia tanto para quem vende como para quem compra de que não está levando gato por lebre", afirma o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes, que atua no mercado desde 2006 e gerencia dezenas de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos.


O teste de DNA ajuda a avaliar e selecionar fornecedores e é também uma forma de mostrar ao cliente a preocupação com a qualidade do que ele consome.
"O uso de teste de identificação genética para alimentos ainda é pouco comum no Brasil. No exterior, as indústrias alimentícias utilizam o teste de DNA como forma de controle interno", explica Mariana Bertelli, da Myleus.
Para a indústria, o selo é uma garantia de qualidade das matérias-primas adquiridas de fornecedores e ajuda a proteger o fabricante de concorrência desleal dentro de setores econômicos, diz Lopes.

 

O selo foi lançado no dia 10 de novembro, em São Paulo, durante o evento "Geração de Valor em produtos alimentícios: como atender as exigências do novo consumidor", com a participação de representantes da indústria (Damm Produtos Alimentícios), do varejo (Grupo Pão de Açúcar, St. Marche, Empório Santa Maria e Eataly Brasil), além de associações (Associação Brasileira de Criadores de Búfalo).

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Myleus Biotecnologia

 


Veja também

PIB do agronegócio registra nova queda em MG

                    ...

Veja mais
Por que o mercado de orgânicos ainda não deslanchou no Brasil?

Especialistas afirmam que há interesse dos consumidores e que futuro é promissor, mas setor esbarra numa s...

Veja mais
Soja deve representar quase metade da safra brasileira de grãos 2015/2016

Colheita da oleaginosa é estimada em 102,8 milhões de toneladas. Previsão da Conab é que pa&...

Veja mais
CDL-BH retoma campanha para recuperar crédito

O final de ano se aproxima e com ele a oportunidade para os consumidores colocarem a vida financeira em dia. Prova disso...

Veja mais
No Brasil, iPad Pro vai custar até R$ 9,7 mil

                    ...

Veja mais
Projeto que regulamenta setor leiteiro é protocolado

O governo do Rio Grande do Sul protocolou, na manhã de ontem, junto à presidência da Assembleia Legi...

Veja mais
Demanda cresce e preços dos ovos iniciam novembro em alta

                    ...

Veja mais
China anuncia que vai aumentar estímulos ao consumo no país

                    ...

Veja mais
IBGE destaca cultivo de soja

O País deve ter nova safra recorde de soja no ano que vem, segundo o primeiro prognóstico para a produ&cce...

Veja mais