E-commerce: a marca do empreendorismo

Leia em 1min 30s

Pesquisa do Sebrae realizada no primeiro semestre de 2015, aponta que, em um universo de 2.066 empresários consultados, 831 já contam com operação de comércio eletrônico. Cerca de 60% dos que não ainda não operam na plataforma afirmam que pretendem adotar o e-commerce.

Não é para menos. Mesmo com a retração da economia, levantamento da 32ª edição do relatório Webshoppers, elaborado pela consultoria E-bit/Buscapé com dados do primeiro semestre, aponta que o número de pedidos passou de 48,2 milhões, em 2014, para 49,4 milhões no período, um aumento de 2,5%. Até o fim do ano, devem atingir 108,2 milhões.

A consultoria indica que as empresas de pequeno e médio porte têm migrado para os marketplaces, aproveitando o volume de tráfego que eles geram. O Mercado Livre, o maior marketplace da Amércia Latina, confirma a tendência, segundo informações de seu diretor-geral, Helisson Lemos. A plataforma atende a pessoas físicas e jurídicas, o que inclui desde uma grande rede de eletrodomésticos até o microempreendedor individual. “Como marketplace, não fazemos distinção e procuramos trabalhar no conceito de ecossistema, aproximando vendedores de compradores”, diz Lemos, que utiliza a estrutura logística dos Correios para as operações de compra online.

A pesquisa do Sebrae revela, ainda, que o perfil típico do empreendedor no e-commerce é homem, com superior completo e idade entre 25 e 34 anos. A operação padrão de e-commerce é de até dois funcionários, com faturamento de até R$ 60 mil, sem loja física e o empreendedor é otimista quanto ao crescimento da operação virtual.

A plataforma de loja virtual é a forma de comercialização predominante, alcançando nove em cada dez empreendimentos, sendo mais de 55% delas alugadas.

 



Veículo: Jornal O Globo


Veja também

Sorvetes: Empresa regional deve crescer 30% em 2015

Enquanto algumas empresas amargam prejuízos devido à crise econômica, outras encontram alternativas ...

Veja mais
O coração das operações de comércio eletrônico

                    ...

Veja mais
Excesso de chuva causa prejuízo no trigo

                    ...

Veja mais
Coop enfrenta a crise com inaugurações

As turbulências econômicas que o Brasil enfrenta parecem não afetar os planos da Cooperativa do Consu...

Veja mais
Incerteza leva setor de shoppings a repensar as estratégias para o Natal

O clima de incerteza dominou o setor de shopping center neste final de ano. A menos de dois meses para o Natal muitos de...

Veja mais
Atacadistas sob novo regime tributário

                   Empresas qu...

Veja mais
Verde Campo vai duplicar capacidade

                    ...

Veja mais
Economia de água atrai interesse de produtor

Na Fazenda Alegre, localizada em Itaberaí (GO), está um dos maiores produtores de tomate para a indú...

Veja mais
Uma carroça e muitos chucrutes depois

                Alimento foi o primeiro produto da Hemm...

Veja mais