Inadimplência cresce no varejo da capital mineira, revela CDL

Leia em 2min 40s

                                                                        Elevação se deve ao aumento da inflação e juros altos.

O cenário macroeconômico desfavorável vem contribuindo para o aumento da inadimplência na capital mineira. De acordo com o levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o número de devedores junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) cresceu 0,81% em julho quando comparado com o mesmo mês do ano passado. A elevação se deve ao aumento da inflação, aos juros altos e à queda na renda real dos trabalhadores.

Mesmo apresentando aumento na comparação de julho com julho 2014, o resultado é o menor para esse mesmo período desde julho de 2012, quando a inadimplência aumentou 3,25%. De acordo com a economista da CDL-BH Ana Paula Bastos, o índice de crescimento da inadimplência só não foi mais expressivo devido ao receio dos consumidores em contrair novas dívidas, o que vem freando as compras.

"Registramos em julho um aumento na inadimplência, mas a variação não foi tão alta porque o consumidor está priorizando os gastos com produtos de primeira necessidade e evitando a aquisição de bens supérfluos", avaliou.

Já na comparação de julho com o mês imediatamente anterior, o crescimento no número de devedores foi de 0,48%, o maior aumento desde o mesmo mês de 2011 (-0,1%). Segundo a avaliação da CDL-BH, o resultado mostra que o cenário de inflação alta, juros elevados e taxa de desemprego crescendo, afeta diretamente a renda das famílias, fator que dificulta a queda no número de pessoas inadimplentes.

Tempo - Na comparação com o mesmo mês de 2014, o tempo de dívida dos inadimplentes do SPC da CDL-BH apresentou queda em três das cinco faixas de período. O intervalo que apresentou maior concentração de pessoas com pendências atrasadas foi o de três a cinco anos (6,74%) e a maior queda foi observada no período de 91 a 180 dias, 9,84%.

"Isso é reflexo do boom de 2012, quando os incentivos ao consumo fizeram com que as pessoas adquirissem bens de maior valor agregado e contraíssem dívidas com prazo de pagamento em 60 meses. Com a conjuntura atual, muitos estão com as dívidas atrasadas. Outro fator que ajuda a ampliar o número de pessoas inscritas junto ao SPC é a falta de planejamento financeiro e as compras por impulso", explicou.

Quando comparado julho com o mesmo mês de 2014, o número de inadimplentes mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos, apresentou queda de 17,74%, enquanto que o volume de devedores acima de 50 anos mostrou a maior variação entre as categorias, com alta de 19,15%.

O indicador de dívidas em atraso junto ao SPC da CDL-BH em julho de 2015 apresentou, na comparação com o mês imediatamente anterior queda de 0,02%. "A queda não se deve à recuperação do crédito por parte dos consumidores, que apresentou recuou de 2,38% no período, e sim à piora do cenário macroeconômico do País. Com a inflação em alta, as taxas de juros elevadas e o crescimento do desemprego, o consumidor encontra dificuldades de acesso ao crédito, fazendo com que o mesmo compre menos".

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Governo aumentará imposto de PCs, celulares e bebidas

                    ...

Veja mais
Empresas começam a substituir insumos importados

Empresas brasileiras começam a intensificar ações de substituição de insumos importad...

Veja mais
MAPA elabora proposta para fortalecer cadeia de lácteos

                    ...

Veja mais
Indústria calçadista investe na demanda das mulheres jovens

São Paulo - A demanda potencial por calçados para mulheres na faixa dos 18 aos 25 anos está na mira...

Veja mais
Shopping center tradicional é um modelo em xeque?

O presidente da administradora de shoppings Aliansce, Renato Rique, acredita que o setor de shoppings está perto ...

Veja mais
Mercearias resistem ao tempo

                    ...

Veja mais
Vendedor brasileiro fica em penúltimo no ranking de simpatia

                    ...

Veja mais
Dificuldade de acesso ao crédito desafia pequenos empresários

Não é só o crescimento vertical rumo ao médio porte que emperra no país. O fortalecim...

Veja mais
Vendas no varejo paulista têm queda de 6,4% no 1º semestre

As vendas no varejo paulista caíram 6,4% no primeiro semestre deste ano na comparação com igual per...

Veja mais