Baixa produtividade reduz lucro das fabricantes de remédios

Leia em 1min 40s

São Paulo - A indústria farmacêutica é um dos setores que mais investem em inovação de produtos no País, mas tem perdido lucro com a baixa produtividade, de acordo com o estudo Benchmarking Competitividade Operacional (BCO Farma).

O levantamento, produzido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGO), mostra que as farmacêuticas instaladas no mercado brasileiro foram beneficiadas por fatores que estimularam a demanda de remédios nos últimos anos.

"O aumento da população e a mobilidade socioeconômica, com o aumento das classes B e C, foram dois fatores que ajudam a explicar o crescimento do setor no período", comenta o presidente do IBGO, Fabio Bussinger.

Um dos principais problemas do setor, conforme ele, é ter concentrado investimentos e políticas de gestão no ganho de market share nos últimos anos. "Os executivos dessa geração olham muito para o ganho de participação em um segmento que tem concorrência grande, mas não consideram a produtividade como um fator importante", ressalta ele.

O reflexo dessa disparidade na estratégia das indústrias do setor aparece no desempenho financeiro. Segundo Bussinger, ao observar rankings de maiores farmacêuticas com operação no País, entre 2014 e 2015 a margem de lucro vem caindo. "Essa redução é resultado da queda do preço médio dos medicamentos, mesmo com a alta no volume de vendas", explica.

Para manter o crescimento do setor, o consultor afirma que as fabricantes precisam adotar metas agressivas de produtividade, incluindo a redução de custos. "Não teremos mais a junção dos dois fatores [aumento da população e mobilidade socioeconômica], que até então ajudaram o setor."

Bussinger citou, durante a apresentação do estudo na última semana, que as empresas podem ampliar de 12% a 15% da capacidade produtiva ao adotar processos para medir e acompanhar produtividade.

Nos próximos anos, entretanto, as pesquisas usadas pelo BCO Farma como referência indicam que os executivos continuam focados no lançamento de produtos e melhora de portfólio, sem temas como produtividade e gestão aparecendo em destaque.




Veículo: Jornal DCI


Veja também

Saiba quais produtos dão mais retorno na restituição de crédito da Nota Paulista

                    ...

Veja mais
Juquinha, a bala mais famosa do País, volta ao mercado nesta segunda-feira

                    ...

Veja mais
Ceasa aumenta faturamento no primeiro semestre

                    ...

Veja mais
Projeto incentiva práticas sustentáveis na lavoura de arroz

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza, em todo o Estado, um amplo trabalho de pesquisa e conscientizaç...

Veja mais
Moagem de cana já atingiu 47,41 milhões de toneladas no Centro-Sul do País

O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil atin...

Veja mais
Roubos de carga têm queda de 24,58% no primeiro semestre

No primeiro semestre deste ano foram registrados 178 roubos de carga no Grande ABC. Segundo a SSP (Secretaria de Seguran...

Veja mais
Com dólar em alta, uso de fertilizantes recua nas lavouras

Distribuidoras de insumos de diferentes regiões do Brasil vêm observando atraso e queda no uso de fertiliza...

Veja mais
BDMG disponibiliza recursos destinados aos cafeicultores

                    ...

Veja mais
Abertura cubana dá esperança a comércio

                    ...

Veja mais