Vendas no Dia dos Pais têm queda de 5,1%

Leia em 1min 50s

                                     Cenário ruim para o comércio deve continuar durante as próximas datas comemorativas


As vendas do varejo na semana do Dia dos Pais tiveram a primeira queda anual desde que o indicador foi criado, em 2005, informou nesta segunda-feira (10) a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.

Segundo a companhia, as vendas no período caíram 5,1% entre os dia 3 e 9 sobre um ano antes. Considerando somente o fim de semana, de 7 a 9 de agosto deste ano, houve queda de 1,4% na comparação com o fim de semana equivalente do ano anterior (8 a 10).

"A crise econômica que o país atravessa, marcada pela alta da inflação e dos juros no crediário, pelo aumento do desemprego e pela queda da confiança dos consumidores, afetou negativamente o desempenho do varejo neste Dia dos Pais", afirmou a Serasa em comunicado.

Na cidade de São Paulo, as vendas na semana do Dia dos Pais caíram 4,7% ante semana equivalente no ano passado. Já no fim de semana, a baixa foi de 3,9% na mesma base de comparação.

PERSPECTIVAS

A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) estima que o faturamento total no varejo tenha registrado baixa de 4,5% em relação a 2014 (descontada a inflação), ou aproximadamente R$ 1,8 bilhão a menos do que no ano passado.

"Além do cenário desfavorável, o Dia dos Pais não tem o mesmo apelo do Dia das Mães. O filho pode até comprar um presente mais barato, mas não deixa de presentear a mãe. Já o pai, dependendo da situação, corre o risco de não receber nada", diz o assessor econômico da FecomercioSP Vitor França.

O cenário ruim para o comércio deve continuar nas próximas datas comemorativas. "A venda de brinquedos no Dia da Criança também deve cair, e o Natal deve sofrer bastante, com o pior resultado desde 2003, pelo menos" afirma França.

Neste ano, o Dia das Mães, a Páscoa e o Dia dos Namorados já haviam decepcionado, mostrando que nem as datas comemorativas mais importantes no calendário dos comerciantes estão conseguindo contribuir para a aceleração do consumo.




Veículo: Jornal Folha de S.Paulo


Veja também

Sapato brasileiro ganha espaço para enfrentar chinês

                    ...

Veja mais
Brasil derruba preços internacionais do café

                    ...

Veja mais
Entidades apontam Dia dos Pais ruim

As vendas do comércio varejista neste último período de Dia dos Pais caíram principalmente e...

Veja mais
Para driblar crise, empresas apostam em 'premium'

                    ...

Veja mais
Crise na economia brasileira muda hábitos dos consumidores

                    ...

Veja mais
Comerciantes podem decidir se fornecem ou não embalagem para presente

                    ...

Veja mais
Redução no estoque de suco melhora perspectivas de preços para a laranja

                    ...

Veja mais
Setor de alimentos conecta quatro megainvestidores

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
- Consumidor busca mais desconto em site especializado

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais