Conveniência eleva valor da venda de laranja

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Em agosto de 2013, a empresária Alessandra Sodré ficou desesperada ao ver laranjas dos 150 mil pés da propriedade de sua família, em Sorocaba (SP), no chão. A indústria se recusou a comprá-las."Pedi autorização para o meu pai para encontrar uma outra forma de vender as laranjas. Decidi colocar um anúncio no Facebook", conta. "Ofereci laranjas fresquinhas da fazenda, em sacos de 27 quilos, por R$ 35. No primeiro dia, recebi 20 pedidos."

O ágio era alto em comparação com o valor que a família estava acostumada a receber. Hoje, dois anos depois, a indústria paga cerca de R$ 15 por um saco de 40 quilos, segundo Sodré.

Ela se animou com o negócio. Aceitava todas as encomendas que apareciam e passou a levar de Sorocaba para São Paulo, diariamente, sacos de laranja em seu próprio veículo. "Depois de um mês, contratei um motorista e ele começou a fazer as entregas para mim", afirma.

O crescimento da procura pelas laranjas da fazenda levou a uma profissionalização do negócio no final de 2014, dando origem à Laranjas Online. "Até então, eu recolhia todos os pedidos pelo celular. Agora, fazemos tudo pela internet", afirma.

A Laranjas Online tem hoje cerca de 600 clientes fixos por mês, todos residenciais. Vende sacos de três, cinco, dez e 20 quilos de laranja. O maior é vendido a R$ 30 –o valor é quatro vezes o que seria pago pela indústria (R$ 15 por 40 quilos).Mas o que sai da fazenda direto para a casa ainda representa apenas 10% da produção total da propriedade. O restante continua sendo oferecido à indústria.

É uma forma, no entanto, de agregar valor ao produto, não só pela conveniência da entrega, mas também pelo diferencial da fruta. "O nosso principal atrativo é o frescor da fruta. Em três dias, no máximo, ela sai do pé e chega na casa do cliente", afirma.



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo


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