Preço alto de orgânicos ainda limita o consumo; diferença chega a 270%

Leia em 1min 20s

A diferença de preço entre produtos orgânicos e convencionais pode superar 270%. É o caso do filé de peito de frango. O convencional é vendido, em média, por R$ 12,90, enquanto o orgânico custa R$ 47,80, de acordo com pesquisa realizada pelo diretor comercial da Korin, Edson Shiguemoto.

"O preço é um limitador [para o consumo em massa], mas isso ocorre por falta de escala na produção. Com mais vendas, vamos conseguir reduzir os valores cobrados", afirma.

Fernando Henrique de Cerello Costa, comprador comercial do Pão de Açúcar, também reconhece que o preço ainda é mais alto, mas ele ressalta que essa diferença está diminuindo."Quando as vendas da categoria crescem, dando escala ao mercado, o preço cai. O que vemos é que a cesta orgânica do dia a dia, como açúcar e café, já não tem uma diferença tão grande", afirma.

INOVAÇÃO

Com o objetivo de criar, há pouco mais de um mês, um projeto de economia solidária, um grupo de amigos criou a Fundação Chão. Sem fins lucrativos e com o intuito de contribuir com pequenos produtores, a entidade vende produtos orgânicos a preço de custo. "Houve uma demanda muito superior ao que esperávamos para esse primeiro momento", diz Fábio Mendes, associado administrador do instituto.

O sucesso foi tão grande que a entidade mal consegue atender à demanda. O local recebe cerca de 1.000 clientes por dia. A busca pelos produtos se justifica. Um quilo de batata orgânica, por exemplo, é vendido por R$ 6; o da laranja por R$ 2; e um pé de alface por R$ 1,30 –no varejo tradicional, a alface orgânica chega a custar o triplo.



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo


Veja também

RS lança programa de apoio ao crescimento da olivicultura

Em um primeiro ato para marcar o lançamento do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-O...

Veja mais
Conveniência eleva valor da venda de laranja

Em agosto de 2013, a empresária Alessandra Sodré ficou desesperada ao ver laranjas dos 150 mil pés ...

Veja mais
Brasil será maior mercado de cosméticos masculinos

  Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Varejo gaúcho apoia flexibilização da jornada

                    ...

Veja mais
Polo moveleiro de Belo Horizonte realiza megapromoção até 9 de agosto

                    ...

Veja mais
Mel brasileiro está quase pronto para conquistar o mundo

    Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Fazenda Santa Monica aposta no potencial de mercado do café especial

O mercado crescente para os cafés especiais e de qualidade diferenciada tem incentivado os investimentos na Fazen...

Veja mais
Impactado pela crise, mercado de chocolate no Brasil registra queda na produção

                    ...

Veja mais
Preços de metalurgia, veículos e alimentos impediram alta maior do IPP, segundo o IBGE

Os setores de metalurgia, veículos e alimentos impediram um avanço ainda mais intenso do Índice de ...

Veja mais