Segundo semestre não é visto com otimismo
A venda de televisores caiu 39% no primeiro semestre de 2015 ante mesmo período de 2014, segundo dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) divulgados na segunda-feira (20).Foram 4,8 milhões de TVs comercializadas de janeiro a junho 2015, ante 7,9 milhões em 2014.
O tombo reflete uma espécie de "ressaca da Copa do Mundo", segundo a indústria. "A compra da televisão foi antecipada. Mas é um produto nobre na casa, com constantes renovações tecnológicas e que o brasileiro gosta muito de ter e substituir", diz Lourival Kiçula, presidente da Eletros.
No mesmo período, o volume de vendas de produtos da linha branca caiu 11%, passando de 8,3 milhões em 2014 para 7,4 milhões em 2105.Nesse segmento, a maior queda foi na comercialização de fogões (18%).
EMPREGO
Sem citar números sobre demissões no setor, Kiçula disse que o primeiro semestre foi difícil para as linhas branca e marrom."Gostaria de dizer que temos certeza, mas não temos, temos a esperança de que o mercado cresça no segundo semestre", diz Kiçula
Veículo: Jornal Folha de S.Paulo