Variações do 'pão nosso' de cada dia

Leia em 2min 10s

                                      Panificadores oferecem maior diversidade de opções aos consumidores


São Paulo - Diferentemente de décadas passadas quando a passagem pela padaria do bairro era "rápida e objetiva", atualmente, o ritual se revela "longo e intrigante". Uma verdadeira 'multiplicação dos pães', que reúne um mix de tamanhos, formatos e receitas.

Doces ou salgados, brancos ou escuros, pequenos ou grandes, light ou diets, eles conquistam os diversos públicos. No mercado da panificação há 30 anos, o proprietário da rede de padarias Saint-Germain e Bologna, Wagner Ferreira começou com a introdução no mercado das baguetes. "Não se tratava de um substituto para o pão francês, aliás, o líder na preferência dos brasileiros" explica.

De acordo com o empresário e especialista no assunto, nos últimos cinco anos os estabelecimentos tiveram que acompanhar as mudanças do mercado, em virtude da mudança comportamental e social da sociedade. A questão da qualidade de vida e do corpo perfeito influenciou muito para a criação de receitas com grãos e cereais", frisa Wagner, que destaca em sua rede, mais de 30 receitas de pães.

"As padarias precisam se adaptar aos anseios dos consumidores. Em nosso segmento temos muitos encontros e podemos discutir o que público pede. Hoje qualquer padaria necessita, no mínimo, de uma carta de 15 tipos de receitas de pães", complementa. Ele destaca também que a questão das porções se fez importante junto com as mudanças. "As estruturas familiares foram reduzidas nos últimos anos. Isso influenciou no tamanho das porções comercializadas. O crescente número de pessoas solteiras também nos levou a fazer uma alteração de nossos produtos. Hoje, por exemplo, os pães de forma que eram vendidos em pacotes de 24 fatias, podem ser encontradas em pacotes de oito, pois permite também a compra de uma variedade de produtos."

Queridinhos do momento

Em meio a tantas opções, o momento está para o pão francês integral que conquista o público frequentador de padaria. "Trata-se de um produto com alto poder de fibras, que começa fazer parte das indicações médicas. Muitas padarias começaram a trabalhar com a receita, que não conta com preço muito diferenciado ao pão tradicional", destaca.

Outro item que ganha à atenção dos consumidores é o pão de chia, semente rica em fibras e permite a queima de gordura. "Este é um item que ganhou a atenção dos artistas e pessoas que fazem esportes, um fator que impulsionou o consumo", comenta.

Na linha de itens diferenciados nas prateleiras também estão pães com semente de girassol, centeio, castanha- do-pará, entre outros tantos.

No reinado

O pão francês continua a ser a vedete do setor. Segundo o empresário o consumo dos brasileiros atinge 60% do volume comercializado. Na sequência estão as ciabattas, o pão italiano e as baguetes




Veículo: Jornal DCI


Veja também

Boas práticas podem elevar qualidade do leite

                    ...

Veja mais
Lego quer plástico à base de plantas em seus bloquinhos

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Papelarias ampliam linhas de produtos com preço popular

                    ...

Veja mais
Etiquetas das refeições à venda nos supermercados têm valores altos

O segmento de comidas prontas à venda em supermercados e hortifrutis do Rio errou a mão no tempero: os pre...

Veja mais
Hershey's e Bauducco

  Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
SCA investe R$ 242 milhões no país

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Custos de logística e juros preocupam empresários do agronegócio

Com supersafra que virou rotina, a preocupação dos setores do agronegócio agora é a sustenta...

Veja mais
Grupo Faleiro aposta em food service

                    ...

Veja mais
Colômbia tem maior produção de café em 89 meses

A produção de café da Colômbia atingiu, em junho, o maior pico dos últimos 89 meses. D...

Veja mais