Rótulos deverão exibir aviso para alérgicos

Leia em 2min 30s

                             Nova regra obriga fabricantes do país a informar a presença dos principais alimentos causadores de alergias

 


Mudança aprovada pela diretoria da Anvisa nesta quarta-feira (24) ocorreu após pressão de grupo de mães

A rotina de quem tem alergia alimentar e vive tentando entender as informações cifradas nas embalagens dos produtos ou ligando para o serviço ao consumidor das fabricantes está prestes a mudar.

Rótulos de alimentos e bebidas terão que informar a presença dos principais componentes que podem causar alergias.A decisão foi tomada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quarta-feira (24).

A norma entrará em vigor no país dentro de um ano, período em que as fabricantes deverão se adequar.O alerta será feito por meio da mensagem "Alérgicos: contém...", que deve estar visível, em negrito, logo após a lista de ingredientes.

Países como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia já têm regras determinando que as embalagens tenham avisos quanto à presença de alérgenos.

PRESSÃO DAS MÃES

A mudança ocorre após pressão de movimentos como o Põe no Rótulo, que reúne centenas de mães de crianças alérgicas e conseguiu que a Anvisa realizasse uma consulta pública sobre o tema.

A psicóloga Tatiana Araújo, 28, de Brasília, acompanhou a reunião da Anvisa e comemorou a decisão. "Parece até final de Copa do Mundo para nós. Vai facilitar muito", diz. Seu filho mais velho, Alexandre, 2, reage a traços --quantidades baixíssimas-- de leite e soja. O mais novo, Samuel, de 10 meses, tem alergia ao leite.

Antes dessa decisão, uma lei determinava que as empresas informassem apenas a lista de ingredientes e a presença de glúten. Não havia, porém, um alerta específico para quem sofre com alergias.

Além disso, os ingredientes costumam ser informados com letras miúdas e nomes técnicos pouco compreensíveis para o consumidor."O leite aparecia como caseína, soro, produtos lácteos. Isso confunde quem vai consumir", afirma o médico José Carlos Perini, presidente da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia).

Isso deve mudar, já que a regra prevê que os produtos sejam informados com nomes comuns, pelos quais são de fato conhecidos.

As empresas também terão que informar a possibilidade de contaminação do produto durante a produção --por causa de diferentes produtos processados na mesma máquina, por exemplo. Hoje, a presença não informada de traços de um ingrediente é tido como um dos principais vilões por quem sofre alergia.

Para Perini, as novas informações devem diminuir acidentes por reações alérgicas. Hoje, a estimativa é que de 1,5% a 5% da população sofra do problema. A alergia alimentar pode causar simples coceira nos lábios e desconfortos estomacais até inchaço, fechamento da garganta e choque anafilático.

Representantes das indústrias dizem que o prazo para a regra entrar em vigor é insuficiente. O ideal, defendem, seria de três anos, mesmo prazo adotado na Europa.

Ana Maria Giandon, da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), critica a possibilidade de ter que alterar os rótulos duas vezes --o Mercosul também estuda a mudança.
"Se tivermos que nos adequar à norma no Brasil e depois no Mercosul, o custo será muito alto", disse.



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo


Veja também

Crise faz setor informal recuar menos

Rio - A estagnação da economia levou a uma diminuição no ritmo de redução da i...

Veja mais
Casas Bahia reinicia operação no Rio Grande do Sul em até 15 dias

                    ...

Veja mais
Livros para colorir rendem fôlego às editoras no País

                    ...

Veja mais
Como a Nespresso se tornou um ícone sem nunca ter vendido café

                    ...

Veja mais
O hedge do café

                    ...

Veja mais
Um pedaço da Itália no coração de São Paulo

“A vida é muito curta para não comer e beber.” Logo na entrada o Eataly, maior mercado de prod...

Veja mais
Chuvas ajudarão na retomada do plantio de trigo na Argentina

O plantio de trigo na Argentina, afetado pelo tempo mais seco no último mês, deverá ser retomado com...

Veja mais
Mercado de eletrônico e bebida deve desacelerar nos próximos cinco anos

                    ...

Veja mais
Embalagem de alimento deve ter aviso para quem é alérgico

                    ...

Veja mais