Formação de líderes vira o alvo da Universidade Assaí

Leia em 3min 30s

Instituição corporativa investe na capacitação de profissionais da rede a fim de que atuem de maneira ágil e eficiente no atacado de autosserviço

 

 



O conceito de educação corporativa tem crescido principalmente no comércio varejista. Para oferecer capacitação profissional específica para o mercado de atacado, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) criou há menos de dois anos a Universidade Assaí, com 30 cursos, mas o destaque é para a formação de lideranças.

As escolas de formação da Universidade contam com cinco eixos nas áreas de atacado, liderança, comercial, operações e desenvolvimento. São mais de 30 cursos de capacitações para todos os níveis de liderança, programa de trainee, graduação in company, cursos para conclusão do ensino fundamental e médio e formação técnica para as lojas.

Os cursos de graduação oferecidos são ministrados em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi e o modelo de capacitação desenvolvido permite o registro, a organização, a padronização e a disseminação de forma sistemática e cíclica do conhecimento de atacado de autosserviço, como explica a diretora de Recursos Humanos (RH) do Assaí, Sandra Vicari.

Conhecimento


"Os funcionários são ávidos por conhecimento. Os cursos contam com palestras de profissionais da área que explicam como funciona o mercado. As aulas voltadas para a graduação e as preparatórias para vestibular são on-line. Já os cursos presenciais acontecem nas lojas e na sede da rede".

Para a executiva, a criação da Universidade Assaí, em 2013, aconteceu pela necessidade de oferecer uma qualificação no segmento, devido ao crescimento da rede. Hoje, o Assaí possui 87 unidades, divididas em 13 estados. Em 2014, a companhia inaugurou nove novas unidades e fechou o ano com vendas brutas de R$ 9 bilhões - expansão de 32,7% em relação ao ano anterior.

Desta maneira, o Assaí Atacadista passou de 8 mil colaboradores para mais de 16 mil, atualmente, por conta da abertura de lojas, tanto que dobrou o tamanho de sua equipe em pouco mais de dois anos. "A preparação de profissionais para atuar nesse mercado hoje é difícil", acredita a diretora.

Diante da maior demanda surgiu a necessidade de investir na formação de profissionais para o atacado de autosserviço e o modelo de conceito de educação corporativa foi o escolhido. "Os clientes que são pessoa jurídica não costumam ser muito fiéis às redes de atacado. Eles estão sempre atrás de preço, de atendimento de qualidade e maior agilidade na entrega. Vimos a necessidade de formar profissionais aptos para atender esse público, especificamente", ressaltou.

Em quase dois anos, foram mais de 36 mil participações em treinamentos de colaboradores Assaí de todo o Brasil. Somente em 2014, quase 15 mil colaboradores participaram de algum tipo de capacitação na rede. "A universidade ajudou muitas pessoas a terem percepção de carreira. Nosso engajamento hoje é de 62%. Há dois anos era apenas de 41%", finalizou Sandra.

Formar líderes

Executivo que atua na área de operações do Assaí, Odilon Coelho está à frente de uma equipe de 30 pessoas e viaja bastante para desenvolver suas funções. Hoje, ele faz o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais e comemora estar perto de alcançar o nível superior pela primeira vez.

"A empresa abriu esse beneficio para os colaboradores que ainda não tinham o terceiro grau. Achei que tinha passado da idade, por já ter 60 anos, mas fui convencido do contrário. Adquirir conhecimento é importante em qualquer idade e hoje vi que passei a servir de estímulo para minha própria equipe", comentou.

O executivo participou de um vestibular para conseguir a vaga e agora está na metade do curso, de dois anos. "Na prática é possível aplicar o aprendizado tanto na vida profissional, como na pessoal. Hoje entendo de conceitos de gestão de pessoas e tudo é muito útil. O curso é feito pela internet e não misturamos com a jornada de trabalho".

Odilon Coelho achava que seria difícil fazer faculdade a distância, mas ao contrário tem gostado. "Aprendemos sobre muitos aspectos, desde como conduzir uma reunião, até mesmo como tratar colaboradores e fornecedores. Há dados sobre procedimentos, cálculos e métodos quantitativos. Tenho revisto uma série de conceitos na prática".



Veículo: DCI


Veja também

'Atacarejo' é opção de economia em Ribeirão

Segmento é opção para consumidor driblar a inflação, o que estimula novos negó...

Veja mais
Munik sugere presentes para o próximo Dia dos Namorados

Para festejar o Dia dos Namorados e surpreender os parceiros, a Chocolates Munik preparou algumas sugestões. A ma...

Veja mais
El Niño pode favorecer colheita de grãos

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Confiança do consumidor registra queda de 0,6% em maio ante abril

A confiança do consumidor recuou 0,6% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou ontem a Fu...

Veja mais
Tributos preocupam fabricantes de calçados

Empresários do setor procuram alternativas a possível aumento de impostos com o fim da política de ...

Veja mais
Preço de remédios em SP varia quase 1.000%, mostra pesquisa do Procon

Pesquisa feita pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-...

Veja mais
82,2% dos consumidores acham que encontrar emprego está difícil, informa FGV

Com a renda em queda desde o início do ano, os trabalhadores têm recorrido à poupança para fi...

Veja mais
Panificados e cebola surpreendem ao pressionar inflação em SP, diz a Fipe

Os preços dos Panificados e da cebola surpreenderam a Fundação Instituto de Pesquisas Econômi...

Veja mais
Preço de remédio varia até 40% em Fortaleza

Pesquisa direta feita pelo Diário do Nordeste identificou variação de 8,7% até 40% nos valor...

Veja mais