Catarinenses recorrem à promoções e pesquisa de preço nas compras de Páscoa

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Tendência foi apontada em pesquisa da Fecomércio SC, que identicou o valor de R$ 158,21 por pessoa como gasto médio para o período

 



Tradicionalmente, a Páscoa é um período de movimento intenso no comércio, principalmente na busca por chocolates, e em 2015 a média de consumo neste período será de R$ 158,21 por pessoa, de acordo com uma pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC em parceria com a FCDL/SC. O destaque entre os municípios foi Itajaí, com o maior gasto do Estado: R$ 192,86 por consumidor.

O gasto previsto para 2015 é maior do que o levantado pela mesma pesquisa em 2014, que era de R$ 151,82, uma variação positiva de 4,2%, mas inferior à inflação do período (7,7%). Dessa forma, a alteração implica uma redução real de -3,5% nesse ano. Para efeito de comparação, no ano passado, o crescimento na expectativa de gasto médio foi de 20,7%  no Estado.

— Os consumidores catarinenses devem optar pelas promoções e pelo melhor preço, a exemplo do que já vêm fazendo em outras datas comemorativas, já que o crescimento da renda das famílias tem desacelerado e a perspectiva de inflação se mantém acima das previsões do governo — afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Essa perda real do gasto médio está diretamente ligada à evolução da situação financeira das famílias. Ainda conforme os dados levantados pela pesquisa, 35,5% das famílias catarinenses declararam estar em situação pior do que a do mesmo período do ano anterior; 30,3% apontaram que a condição permanece igual, e 33,7% afirmaram que estão melhores.

A preocupação com o preço dos produtos em períodos de retração econômica é o principal indicador na hora da compra para 38% dos entrevistados, seguida pelas promoções (27%) e pelo atendimento (17%), ou seja, tudo o que contribuir para um menor gasto e uma melhor experiência de consumo são de interesse dos catarinenses. Neste sentido, 70,9% afirmaram que farão pesquisa de preços.

O chocolate continua como o presente mais procurado nesta época do ano (90,6%), seguido pelo setor de vestuário/calçados (4,9%) e pelos brinquedos (2,0%).

:: A pesquisa


Foram entrevistadas 2.818 pessoas, entre os dias 4 e 13 de março, em sete municípios de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. As entrevistas foram feitas em locais de grande fluxo em cada cidade.

O universo abordado foi o de homens e mulheres maiores de 18 anos, residentes em zonas urbanas. Para um índice de confiabilidade de 95,5% a margem de erro foi estimada entre 4,02 e 4,77 pontos percentuais entre os municípios, com média de 4,46.




Veículo: Diário Catarinense


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