Kátia Abreu aponta prioridades da sua gestão

Leia em 2min 20s

Ministra participou de audiência na Comissão de Agricultura do Senado 




A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apresentou, na quinta-feira (19), à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado projetos que o Mapa pretende desenvolver na atual gestão. Entre os assuntos que têm recebido atenção especial está o Matopiba (região formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a atuação dos fiscais federais e a produção de leite.


Matopiba
A região, que abrange 337 municípios nos quatro estados, é estratégica para o país e para o Mapa, disse a ministra. "O governo está tendo a chance de acompanhar esse crescimento e promover um verdadeiro desenvolvimento regional. No passado, produtores experientes ocuparam nossas áreas agrícolas, mas a população local ficou ao largo assistindo", afirmou Kátria Abreu.

O pesquisador da Embrapa Evaristo Miranda acompanhou a ministra na audiência pública e fez uma apresentação sobre as características econômicas, sociais e agrícolas da região.


Fiscais federais
Kátia Abreu afirmou que o ministério pretende adequar o processo de fiscalização sanitária a fim de tornar o trabalho dos fiscais federais agropecuários mais dinâmico, objetivo e inteligente. As empresas fariam o autocontrole e caberiam aos fiscais auditar o trabalho dos frigoríficos.
A ministra destacou que o setor frigorífico está constantemente em expansão, por isso o número de fiscais não é capaz de atender toda a demanda. Atualmente, há cerca de 3 mil profissionais no país, mas há 3,2 mil frigoríficos.

"Queremos transformar nossos fiscais federais em auditores para fiscalizarem por amostragem. O Estado não pode pretender ter um fiscal dentro de cada empresa privada. Vamos levar a inspeção para a responsabilidade das empresas, que têm o nome a zelar", explicou 


Leite

O ministério está montando um programa de modernização do setor nos cinco principais estados produtores de leite - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Paraná - que, juntos, são responsáveis por 73% da produção do país.
Kátia Abreu disse que o objetivo é erradicar a tuberculose e a brucelose do rebanho leiteiro, aumentar a produtividade e ampliar as exportações.


CTNFITO

O Mapa, afirmou a ministra, está sensível à reclamação de produtores sobre a burocracia na aprovação de produtos químicos agrícolas. O governo estuda a criação de um órgão nos moldes da Coordenação-Geral da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO), destinado a analisar registros de agroquímicos. A nova instituição deverá ter o nome de CTNFITO.

"Seria um mecanismo seguro para o consumidor porque não eliminaria os critérios técnicos, mas sim a burocracia", explicou. "Se não usássemos o agroquímico, produziríamos menos e isso alteraria o preço do produto na prateleira do consumidor", completou.


 

 

Assessoria de Comunicação do Ministério da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 


Veja também

Alta do dólar freia o setor farmacêutico

    Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Cesta de produtos típicos da Páscoa fica 25% mais cara neste ano, apura a FGV

As famílias que forem celebrar a Páscoa e a Semana Santa com um almoço tradicional terão des...

Veja mais
Dúvida quanto a emprego trava consumo de famílias, aponta a CNC

A insegurança das famílias em relação ao mercado de trabalho é um dos principais entr...

Veja mais
Indústria está menos otimista para investir nos próximos seis meses apurou a CNI

O pessimismo disseminado na economia brasileira levou o empresariado industrial a reduzir a perspectiva de investimentos...

Veja mais
Confiança do consumidor cai em fevereiro, aponta ACSP

A confiança do consumidor brasileiro continua em queda livre e em fevereiro despencou 9 pontos em relaç&at...

Veja mais
Ceagesp é excluída do Programa Nacional de Desestatização

O governo federal retirou a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) do...

Veja mais
Grupo paulista Wyda terá uma nova fábrica em Pernambuco

O grupo paulista Wyda, de embalagens descartáveis, terá uma nova fábrica em São Louren&ccedi...

Veja mais
Brasil e EUA assinam acordo para desburocratizar comércio

Primeiro passo será adaptar setor de cerâmica ao padrão americano   Brasil e Estados Unidos s...

Veja mais
Empresas fazem ação para reduzir estoques

O setor varejista anunciou a promoção, ontem (18), de grandes promoções de vendas pela inter...

Veja mais