Fabricantes de panetone diversificam para garantir crescimento neste ano

Leia em 3min 10s

Para aumentar os negócios no Natal, importante data para o setor, empresas olham para o Norte e o Nordeste e investem em novos produtos, publicidade e ampliação de capacidade produtiva



Diante da retração da economia doméstica, as fabricantes de panetones decidiram diversificar para crescer neste ano. De acordo com a consultoria Datamark, a produção do setor deve avançar 11% quando comparado ao ano passado, para 110.676 toneladas.

A Pandurata, dona das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, começou a fabricar em setembro e espera encerrar o ano com 65 milhões de unidades produzidas. Segundo a gerente de marketing da marca Bauducco, Renata Del Claroa, o volume previsto está em linha com o ano anterior, mas a empresa busca alternativas para ampliar os negócios nesse segmento.

Ela conta que a Pandurata encontrou no Norte e no Nordeste uma oportunidade de expansão. As duas regiões têm recebido atenção especial do grupo, devido a baixa penetração das marcas e menor consumo médio na categoria de panetones.

"Os panetones são um dos mais importantes produtos para a companhia, que concentra esforços no final de ano", afirma Renata.

A Pandurata, junto com Nestle e Arcor, representam 70% desse mercado.

Produtos

A empresa também investe no segmento de panetones recheados, depois de identificar o potencial de crescimento desses produtos. "Nos últimos anos estamos monitorando muito mais o mercado e o consumidor com pesquisas", conta.

Já a Ofner preferiu apostar investimentos agressivos em publicidade para aumentar sua participação no mercado. "Nós temos investido em publicidade, novas embalagens e abertura de novas lojas para crescer, mas este ano está mais difícil", revela o diretor comercial da Ofner, Laury Roman.

Mesmo assim, o executivo estima crescimento de 8% no segmento de panetones ante 2013. Por se tratar de uma empresa que produz e vende em lojas próprias, o desempenho no varejo impacta diretamente o resultado final.

Depois de ampliar a capacidade produtiva de suas instalações, na zona sul da capital paulista, a expectativa da Ofner é fabricar entre 420 e 430 toneladas de panetones neste ano. Além disso, a empresa deve entregar mais 250 toneladas para outras chocolaterias.

Laury Roman conta que para suprir a demanda do Natal, cerca de 240 funcionários temporários são contratados todos os anos. "É natural que o baixo crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] é extremamente ruim e afeta as vendas com certeza, mas o Natal, geralmente, se descola do cenário de crise", explica o executivo.

Apesar da expectativa para o Natal, a empresa prevê encerrar o ano com expansão de 2%, considerando a fabricação de todos os itens da marca.

A Cacau Show, uma das concorrentes da rede paulista e considerada uma gigante no segmento de empresas que produzem e comercializam em lojas próprias, espera aumento de 22% no volume de vendas somente no Natal, em relação ao mesmo período de 2013.

A empresa estima que serão, aproximadamente, 4,1 milhões de panetones produzidos no período, o equivalente a 2,6 mil toneladas do produto.

Margem pressionada

Na avaliação do executivo do Grupo Village, Reinaldo Bertagnon, este ano o cenário econômico está mais difícil, mas ele não acredita que a categoria seja afetada por se tratar de um produto barato que não tem peso expressivo no orçamento das famílias. Ele reconhece, porém, que os custos foram maiores e houve necessidade de repassar esse aumento para o produto. "Alguma coisa a gente sempre segura e não repassa, o que reduz um pouco a nossa margem", afirma Bertagnon.

O reflexo do descompasso aparece nas projeções da empresa. Segundo Bertagnon o faturamento deve avançar entre 6% a 7% em 2014, enquanto a produção crescerá de 7% a 8% sobre o ano anterior.

Bertagnon observou também uma demora, de cerca de 15 dias, na entrada dos panetones nas gôndolas dos supermercados, mas não sentiu redução da demanda. Segundo ele, o atraso aconteceu porque os varejistas optaram por dar mais espaço aos produtos relacionados ao Dia da Criança.



Veículo: DCI


Veja também

Falha em sistema da Anvisa emperra lançamentos

A indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e de cosméticos está com milhares de lan&cce...

Veja mais
FecomercioSP: cresce intenção de consumidor para consumo

O interesse dos paulistanos por compras de produtos e contratação de serviços cresceu 1,4% em setem...

Veja mais
Superminas espera giro de R$ 1,4 bilhão neste ano

Figurando entre os maiores e mais completos eventos do varejo alimentício brasileiro, o Congresso e Feira Superme...

Veja mais
Varejistas de Tauá lançam campanha Natal Premiado

Além da CDL Tauá e da Acet, apoiam a campanha a Prefeitura, Sebrae-CE e rádios locais Tauá....

Veja mais
Lucro da Johnson & Johnson subiu 59% no terceiro trimestre

A agência Dow Jones corrigiu uma informação contida na nota abaixo. O lucro da Johnson & Johnson...

Veja mais
Três maiores grupos inauguram 350 lojas este ano

Os três maiores grupos de farmácias do país - Raia Drogasil, Drogaria Pacheco São Paulo (DPSP...

Veja mais
Forno de Minas participa da Superminas 2014

Empresa mineira realizará degustação de pão de queijo e waffle durante a feira   &nbs...

Veja mais
RaiaDrogasil deve ter centro de distribuição no Nordeste

A RaiaDrogasil deve inaugurar seu primeiro centro de distribuição na região Nordeste no próx...

Veja mais
Divcom amplia fábrica no Nordeste

Com objetivo de se fortalecer no segmento de dermocosméticos (produtos de beleza vendidos em farmácias), a...

Veja mais