FecomercioSP: cresce intenção de consumidor para consumo

Leia em 2min 10s

O interesse dos paulistanos por compras de produtos e contratação de serviços cresceu 1,4% em setembro, para 109,4 pontos, depois de registrar um recorde negativo em agosto, informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo a instituição, no entanto, o índice permanece em níveis baixos e, com o cenário desfavorável, não há sinais de recuperação. Na comparação com setembro do ano passado, a retração registrada é de 11,7% - a 21ª queda consecutiva.

A elevação na margem do índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) foi impulsionada pela alta de 4,1% no indicador que mede a perspectiva de consumo, que voltou a ficar acima da linha de indiferença, de 100 pontos. Entre agosto e setembro, houve melhora também no item momento para duráveis, que subiu 2 8%. No entanto, o item atingiu apenas 93,4 pontos, o que sinaliza a insegurança das famílias da capital paulista na compra de bens duráveis, como carros, por exemplo.

Segundo a FecomercioSP, os indicadores relacionados a emprego também tiveram alta em setembro. O segmento emprego atual subiu 0,9%, para 127,1 pontos, e foi o item com a melhor avaliação no mês passado. Dos sete indicadores analisados, apenas dois registraram recuo na margem: acesso ao crédito (-1,2%, para 121 9 pontos) e nível de consumo (-0,5%, para 82,9%), ambos caindo ao menor nível da série histórica, que tem início em agosto de 2009.

Na análise dos dados por renda, houve altas de 1,4% na intenção de consumo tanto entre as famílias com rendimentos até dez salários mínimos (para 111,9 pontos) como entre as com orçamento superior a dez salários (102,2 pontos).

Apesar da ligeira melhora no mês, a projeção da FecomercioSP é que o IFC permaneça em níveis baixos pelos próximos meses devido ao cenário econômico desfavorável para o consumidor devido aos preços de alimentos e bebidas, que apertam o orçamento doméstico e aos juros altos, que encarecem produtos e financiamentos. "Assim, as famílias paulistanas estão adotando posicionamento mais defensivo, priorizando quitar dívidas a contratar crédito", diz a instituição, em nota.

Metodologia

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Falha em sistema da Anvisa emperra lançamentos

A indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e de cosméticos está com milhares de lan&cce...

Veja mais
Fabricantes de panetone diversificam para garantir crescimento neste ano

Para aumentar os negócios no Natal, importante data para o setor, empresas olham para o Norte e o Nordeste e inve...

Veja mais
Superminas espera giro de R$ 1,4 bilhão neste ano

Figurando entre os maiores e mais completos eventos do varejo alimentício brasileiro, o Congresso e Feira Superme...

Veja mais
Varejistas de Tauá lançam campanha Natal Premiado

Além da CDL Tauá e da Acet, apoiam a campanha a Prefeitura, Sebrae-CE e rádios locais Tauá....

Veja mais
Lucro da Johnson & Johnson subiu 59% no terceiro trimestre

A agência Dow Jones corrigiu uma informação contida na nota abaixo. O lucro da Johnson & Johnson...

Veja mais
Três maiores grupos inauguram 350 lojas este ano

Os três maiores grupos de farmácias do país - Raia Drogasil, Drogaria Pacheco São Paulo (DPSP...

Veja mais
Forno de Minas participa da Superminas 2014

Empresa mineira realizará degustação de pão de queijo e waffle durante a feira   &nbs...

Veja mais
RaiaDrogasil deve ter centro de distribuição no Nordeste

A RaiaDrogasil deve inaugurar seu primeiro centro de distribuição na região Nordeste no próx...

Veja mais
Divcom amplia fábrica no Nordeste

Com objetivo de se fortalecer no segmento de dermocosméticos (produtos de beleza vendidos em farmácias), a...

Veja mais