Consumidor evitou compras parceladas neste Dia dos Pais

Leia em 2min 10s

Flávia Milhassi



O consumidor manteve a postura de menor otimismo, fato esse que ocorre desde o começo do ano, e evitou fazer compras parceladas neste Dia dos Pais. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou que as vendas a prazo caíram 5,9%.

O Resultado é o mais fraco dos últimos cinco anos. Juros elevados, inflação no limite da meta e menor crescimento da renda tem freado o consumo dos brasileiros. Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010). Segundo levantamento do SPC Brasil, a queda nas intenções de vendas parceladas também se repetiu no resultado do Dia das Mães (-3,55%) e Dia dos Namorados (-8,63%) este ano.

Na avaliação do presidente da CNDL Roque Pellizzaro Junior, o resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros, pela inflação no limite da meta e pelo menor crescimento da renda do trabalhador "Os brasileiros optaram pelas compras à vista e por itens de mais baixo valor, motivados, principalmente, pelo encarecimento dos juros, pela escassez de crédito e pela preocupação em comprometer menos o próprio orçamento com compras parceladas", afirmou em nota.

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria são os mais impactados pelo evento.

Pesquisa

Levantamento feito pela EC Global em parceria com a Officina Sophia Retail entrevistou 762 pessoas e apontou que 75% dos entrevistados pretendia presentear os pais neste ano, contra 67% registrado no ano passado. Entre os itens, o setor de vestuário apareceu na liderança com 47% nas intenções de compra, seguido pelos perfumes com 10% e eletrônicos e celulares com a mesma porcentagem.

Com relação aos valores dos presentes, 36% dos entrevistados disseram que iriam gastar entre R$ 50 e R$ 100, sendo que os homens mostraram-se mais dispostos a abrir a carteira, 69% disseram que iriam gastar mais de R$ 200 na compra de presentes.

Já na pesquisa realizada pelo MercadoLivre artigos de moda, como calçados e roupas, têm a preferência de 21% dos filhos para presentear os pais este ano. Em seguida estão os equipamentos de informática (notebooks e tablets), com 20%, e os aparelhos eletrônicos (televisores e home theater), com 17% das intenções.

O valor a ser desembolsado pelo presente varia de R$ 101 a R$ 250 para 34% dos entrevistados; de R$ 50 a R$ 100 para 28%; e de R$ 251 a R$ 350 para 12%.


Veículo: DCI


Veja também

Custo elevado do transporte impede novos negócios

Por Domingos Zaparolli | Para o Valor, de São PauloUm navio leva 24 dias para percorrer as 11.612 milhas ná...

Veja mais
Coop investe R$ 5 milhões em drogarias fora do supermercado

Fellipe AquinoA Cooperativa de Consumo (Coop) irá inaugurar a sua quarta farmácia externa, na próxi...

Veja mais
Eletros discute delicado cenário das fabricantes de linha branca com governo

Bruna KfouriSÃO PAULO - O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletr&...

Veja mais
Preço baixo ameaça o negócio de grãos

Cotação das commodities agrícolas no mercado internacional e gasto com logística impedem red...

Veja mais
Setor de linha branca deve repassar reajuste de matéria-prima para preços finais

A despeito da queda nas vendas, o setor de linha branca começa a perceber que a qualquer momento terá que ...

Veja mais
Mapa assegura fiscalização do leite gaúcho

Diretores destacaram em reunião que ação de dar publicidade às irregularidades encontradas n...

Veja mais
Para setor de linha branca, 'o gato subiu no telhado', diz secretário da Fazenda

Segundo planilhas trazidas para o secretário, as vendas de produtos da linha branca caíram 20% na compara&...

Veja mais
Americanflex investe R$ 670 mil em Minas

Montante será aplicado na compra de máquinas, modernização, medidas de segurança e pa...

Veja mais
Shoppings de Belo Horizonte comemoram vendas no Dia dos Pais

Balanço preliminar divulgado pelos principais malls da Capital mostra que houve incremento nos negóciosLuc...

Veja mais