Fábrica de café solúvel pode ser reativada

Leia em 2min 50s

Única unidade do gênero, fechada no início deste ano, operou por mais de 40 anos no município do Sul de Minas



A unidade fabril da Café Solúvel Brasília S/A, empresa que atuou por mais de 40 anos em Varginha, no Sul de Minas, e que encerrou as atividades há cerca de um ano após problemas financeiros, poderá ser reaberta nos próximos meses. Para que isso ocorra, a prefeitura local e a empresa Três Maria Exportação e Importação Ltda, interessada em administrar a unidade, estão tentando acordo com a Justiça do Trabalho - uma vez que existem dívidas trabalhistas - para que a unidade seja alugada e reaberta. A indústria é considerada de fundamental importância para processar e agregar valor à produção de café na região, maior produtora mineira do grão.

De acordo com o vice-prefeito de Varginha, Vérdi Melo, a reabertura da unidade trará benefícios ao município e à produção cafeeira da região Sul. A planta processadora é a única instalada na região e, por isso, existe grande interesse em reativar as operações daquela agroindústria.

A unidade fabril teve as atividades encerrada em maio deste ano. "Nossa ideia é alugar a fábrica para a Três Marias Exportação e Importação e, com isso, recuperar os empregos perdidos - cerca de 180 - e voltar a processar parte do café no município", afirma Melo. Ainda segundo o vice-prefeito, caso a reabertura seja autorizada, as atividades poderão ter início de imediato.

"A fábrica está toda montada, por isso queremos que seja reativada rapidamente, antes que os equipamentos sejam sucateados. Acreditamos que os investimentos naquele parque fabril serão mínimos", avalia. Caso a Justiça do Trabalho autorize a reabertura do parque industrial, a expectativa é que, a princípio, sejam criadas 150 postos de trabalho diretos.

Vistorias - O vice-prefeito afirmou que o município será parceiro da empresa, inclusive o setor de vigilância sanitária está antecipando as primeiras ações, executando vistorias na sede da fábrica com a finalidade de não atrasar a liberação do alvará. "Estamos otimistas em que a fábrica volte a operar no curto prazo. A empresa foi uma das grandes geradoras de empregos em Varginha e, no auge da produção, chegou a empregar mil trabalhadores diretos. Nosso objetivo é contribuir para que a Três Marias reative aquela planta", ressalta.

A proposta da Três Marias é produzir, inicialmente, apenas café solúvel, produto que poderá ser ofertado nos mercados interno e externo. No médio e longo prazos, o portfólio poderá ser ampliado.

Por abrigar no município as maiores empresas exportadoras de café, Varginha é o principal centro da comercialização do grão produzido no Sul de Minas. O município também possui um porto-seco e estação aduaneira, o que facilita a negociação do grão e derivados para o mercado externo.

De acordo com os últimos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Sul de Minas, principal região produtora do Estado, a safra 2014 de café deve render 10,87 milhões de sacas de 60 quilos, revertendo a tendência de ligeiro crescimento projetada no primeiro levantamento, que era de 2,9%, e sinalizando retração de 18,58% ante a safra 2013, e de 20,83% em relação ao levantamento inicial da safra 2014. Comparando com o período anterior, a redução da área em produção no Sul de Minas foi da ordem de 17 mil hectares, representando uma queda de apenas 3,32%.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Prefeitura de Mariana investe R$ 8 milhões em laticínio

Unidade, com capacidade para 60 mil litros/dia, será inaugurada em setembro A Prefeitura de Mariana, na regi&ati...

Veja mais
Remédio tem até 12% de desconto

Consumidores deverão pagar menos em medicamentos de tarja preta e vermelha para tratar doenças como c&acir...

Veja mais
Preço do quilo do pão francês varia 73,83% na capital

Pesquisa do Procon Assembleia analisou evolução do custo de 29 produtos de padaria O preço m&eacut...

Veja mais
Copa influenciou humor de consumidor, apura FGV

Enquanto o Brasil vencia em campo e avançava na Copa do Mundo, a confiança do consumidor mostrou sens&iacu...

Veja mais
Safrinha reduz cotação do milho

O mercado brasileiro de milho teve poucos negócios e preços em baixa na semana passada. Segundo o analista...

Veja mais
SENAI-MG está com inscrições abertas para curso gratuito em boas práticas na refrigeração comercial

O SENAI de Minas Gerais oferecerá cursos na área de refrigeração comercial. As capacita&cced...

Veja mais
Setor de panificação espera alta de 10%

O Sindipan-CE realizou ontem o I Seminário de Capacitação da Panificação, voltado a p...

Veja mais
Açaí será vendido com selo de qualidade

O anúncio foi feito ontem em reunião de batedores com Zenaldo Coutinho O açaí vendido em Be...

Veja mais
Preparação para o Dia dos Pais tem início em Crateús

Data comemorativa é a aposta de lojas do segmento para alavancar vendas e fortalecer as marcas As roupas s&atild...

Veja mais