Setor de produtos de limpeza revê metas

Leia em 2min

A indústria de limpeza reajustou os preços de seus produtos de forma mais acentuada neste ano, com reflexos que chegaram ao varejo. No acumulado de doze meses até junho, a inflação desses artigos foi de 9,08%, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 6,52%. No acumulado dos seis meses também houve discrepância.

Os produtos de maior expressão para o segmento - amaciante, detergente e sabão em pó - puxaram a alta. Os itens para roupa e para louça respondem por 45% do faturamento do setor. As principais fabricantes são Unilever, Procter & Gamble, Química Amparo, Reckitt Benckiser e Bombril.

Segundo Maria Eugenia Saldanha, presidente-executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla), os aumentos de preço são reflexo de pressões de custos e não correspondem a aumento de margem para a indústria. "Para um setor de essencialidade como o nosso, não há muito espaço para ganho de margem", afirma a executiva.

O câmbio afetou o custo de matérias-primas importadas ou dolarizadas muito utilizadas pelo setor, como resinas plásticas e ingredientes usados como tensoativos, diz Maria Eugenia. "A composição de custos varia de empresa para empresa, mas também há outros aspectos menos perceptíveis, como a inflação de serviços, alguns essenciais ao funcionamento de uma indústria", afirma a executiva. "Tem indústria que consegue absorver mais, mas o nosso setor é de baixo valor agregado e tem pouca elasticidade."

Segundo o diretor de uma grande varejista, os reajustes de preços foram uma estratégia para aumentar as margens das fabricantes, que estariam abrindo mão de volume para ganhar em preço. Um economista de uma consultoria diz que a evolução dos preços de produtos químicos na porta de fábrica medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou recuo de 0,22% no acumulado do ano até maio.

Após uma década crescendo de dois a três pontos percentuais acima do Produto Interno Bruto (PIB), a indústria de produtos de limpeza está menos otimista este ano e revisou a expectativa para baixo. "O crescimento deve ficar em linha ou só um pouco acima do PIB", afirma Maria Eugenia. Ela destaca o impacto da inflação e diz que a Copa do Mundo também deve ter impactado negativamente o setor. "A intenção de compra diminuiu, e as pessoas estão buscando comprar mais barato, no atacarejo, por exemplo".

Em 2013, o faturamento do setor foi de R$ 15,5 bilhões, em alta de 4,4% em relação ao ano anterior, descontada a inflação. (Colaborou Adriana Mattos)





Veículo: Valor Econômico


Veja também

Cesta básica: produtos no atacado são 51% mais em conta, revela Correio

Não precisa entender de economia para perceber que as compras no supermercado estão cada vez mais pesadas ...

Veja mais
O consumo está de mudança para o interior

Nos próximos anos, quase metade da nova renda disponível do Brasil estará longe das capitais e regi...

Veja mais
Varejistas apostam em promoções de artigos de inverno

Lojistas de Rio Preto apostam na antecipação das liquidações de inverno para recuperar as pe...

Veja mais
Dia dos pais pode aumentar movimento do setor de comércio no Tocantins, segundo Fecomércio

O Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou entre os dias...

Veja mais
Tirol recebeu a visita de comitiva internacional da Tetra Pak

Executivos estiveram em Treze Tílias conhecendo a Unidade Industrial    A...

Veja mais
Autorizada a venda de balcão de milho

Foi publicada na sexta-feira, no "Diário Oficial da União (DOU)", a Portaria Interministerial nº 710,...

Veja mais
Governo regulará plantio de 'soja safrinha' no Brasil

A pedido de produtores de soja e fabricantes de defensivos agrícolas, o Ministério da Agricultura prepara,...

Veja mais
Mundo perde 30% do alimento produzido

Número da FAO considera todos os estágios, incluindo campo, transporte, centrais de abastecimento e superm...

Veja mais
Roche nega interesse em aquisições no setor, diz CEO

A companhia suíça Roche não está interessada em fazer grandes aquisições e con...

Veja mais