Trigo encerra junho com queda nos preços

Leia em 2min 30s

O mercado brasileiro de trigo encerrou junho com retração expressiva nos referenciais de preços e com reduzido volume de negócios. Segundo a consultoria Safras & Mercado, nas regiões de produção do Paraná, a tonelada encerrou indicada nominalmente a uma média de R$ 773,33 na compra, o que corresponde a uma retração de 7,2% em relação ao fechamento do último mês de maio. No mercado gaúcho, a média ficou em R$ 565,00 a toneladas e o recuo em relação ao mês anterior foi de 11,72%.

A lentidão no ritmo dos negócios durante o mês contrastou com as novidades vindas do âmbito político. "No âmbito nacional, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) surpreendeu ao reduzir a TEC para mais 1,0 milhão de toneladas para trigo extra-Mercosul. No Rio Grande do Sul, o governo reduziu o ICMS para vendas destinadas a SP, RS e MG, de 8% para 2%. Essa última medida visa escoar o saldo remanescente da safra velha gaúcha. Para o próximo mês, a tendência segue sendo de baixa", indica o analista de Safras & Mercado Elcio Bento.

A decisão do Conselho da Camex de retirar a Tarifa Externa Comum (TEC) nas importações de trigo para os países que não fazem parte do Mercosul preocupa a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pois a previsão é de que haverá sérios prejuízos aos produtores.

A CNA entende que a medida é inoportuna por ter sido oficializada justamente quando o Brasil inicia a colheita da safra de trigo estimada em 7,3 milhões de toneladas. Um recorde histórico, com a produção sendo 33% superior ao total colhido na safra do ano passado.

O Ministério da Agricultura defendeu como "técnica" a decisão de isentar a importação de 1 milhão de toneladas de trigo, e prometeu intervir no mercado caso os preços para agricultores do Sul do país caiam abaixo do preço mínimo. Do início desta semana até o dia 15 de agosto, importadores que comprarem trigo de fora do Mercosul estarão isentos da Tarifa Externa Comum (TEC), de 10 por cento, dentro da cota de 1 milhão de toneladas.


Estadual - O governo do Rio Grande do Sul reduziu de 8% para 2% o ICMS sobre o trigo vendido para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A medida passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira. A decisão foi tomada após reunião dos secretários da Fazenda, Odir Tonollier, e da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze.

O governo tomou a decisão em função da resolução que zerou a Tarifa Externa Comum (TEC) para países fora do Mercosul. Pelos dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do RS, a safra 2013/14 já foi praticamente comercializada (2,71 milhões dos 3,36 milhões de toneladas). Além disso, conforme consulta junto aos corretores, 580 mil grãos do estoque já foram contratados. "Essa medida vai permitir a comercialização do estoque restante", explicou o secretário da Agricultura. As informações são da consultoria Safras & Mercado. (DA REDAÇÃO)




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Emprego em cervejarias sobe mais que a média industrial

O nível de emprego no setor cervejeiro cresceu acima da média geral da indústria, segundo levantame...

Veja mais
Milho registra poucos negócios no mês

O mercado de milho brasileiro teve preços em queda e poucos negócios no mês de junho. Isso se deve a...

Veja mais
IBGE: produção de TVs perde ritmo após efeito Copa

Passado o efeito da Copa do Mundo, a produção de televisores voltou a desacelerar, acompanhando o moviment...

Veja mais
Varejo on-line já sente ritmo menor de vendas

Flávia MilhassiSÃO PAULOO varejo eletrônico (e-commerce) começa a sentir os efeitos na retra&...

Veja mais
Em dia de jogo, brasileiro evita até ir à farmácia

No período da Copa do Mundo da Fifa, os consumidores brasileiros estão mais preocupados com a aparên...

Veja mais
Porto de Antonina poderá receber navios com maior calado

Uma nova ordem de serviço, publicada esta semana pela Administração dos Portos de Paranaguá ...

Veja mais
Pin-up da cerveja Devassa ganha novo desenho

São Paulo - Pela primeira vez desde o lançamento em 2012, a pin-up da cerveja Devassa by Playboy vai mudar...

Veja mais
Exportar produtos agrícolas é um "privilégio" no cenário atual, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, disse hoje (2) que o perfil da...

Veja mais
Vendas de chocolates devem crescer 10% durante o inverno

Fellipe AquinoSÃO PAULOO inverno brasileiro deve impulsionar o mercado de chocolates em todo o País, como ...

Veja mais