Confiança do consumidor apresenta melhora

Leia em 2min 20s

O percentual de consumidores que pretendem ir às compras apresentou, em maio, uma melhora significativa com relação aos demais meses deste ano. Segundo pesquisa divulgada, ontem, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), 45,4% dos fortalezenses tem intenção de adquirir algum bem neste mês, 5,3% a mais do que o verificado em abril.

Além de mais disposto para comprar, o consumidor de Fortaleza também se mostra mais confiante neste mês. O levantamento revela que o Índice de Confiança apresentou um leve aumento de 1,9%, passando de 126,5 pontos, em abril, para 128,9 pontos neste mês. "No primeiro semestre, a principal data para o aumento no consumo é o Dia das Mães, refletindo na demanda maior durante todo o mês de maio. Além disso, a proximidade da Copa e as promoções da cadeia de eletroeletrônicos estão estimulado o consumidor", avalia o economista Alex Araújo.

Ritmo lento


Apesar disso, o índice de confiança ainda está abaixo do verificado em igual período de 2013, quando a taxa era de 133 pontos. De acordo com o economista, isso ocorre por conta de uma queda estrutural no otimismo, resultado de um ritmo mais lento no crescimento econômico e de preocupações com o mercado de trabalho. "Durante todo o ano passado, estávamos sobre uma série de políticas de estímulo ao consumo, o que fez com que os gastos fossem maior", avalia o economista.

Futuro incerto

Conforme Araújo, a tendência para os próximos meses ainda vai depender da perspectiva da criação de feriados durante a Copa do Mundo. "O Mundial ainda é uma incógnita. Como Fortaleza ainda não se decidiu, existe uma preocupação sobre como os possíveis feriados poderão afetar o comércio na Capital", diz, destacando que caso não haja paralisação, o comércio varejista deverá apresentar uma intenção de compra maior durante os meses seguintes.

Produtos

A proximidade do evento esportivo também continua colocando os televisores como principal objeto de consumo para os fortalezenses neste mês. Conforme a pesquisa, os aparelhos de televisão foram citados por 23,4% dos entrevistados, seguindo pelos aparelhos de telefonia celular, com 14,3% e artigos de vestuário, com 14,1%. Os demais produtos mais procurados são: móveis e artigos de coração (12%), calçados (10,6%) e máquina de lavar (7,7%).

Valor médio

O levantamento também revela que o valor médio das compras é estimado em R$ 319,77. Contudo, 70,7% dos fortalezenses afirmaram que não pretendem gastar mais que R$ 250 em maio, enquanto apenas17,41% devem consumir mais de R$ 1 mil.

Já a intenção de compra neste mês, de acordo com a pesquisa, mostra-se mais vigorosa nos consumidores fortalezenses do sexo masculino (46,8%), dentro de um grupo com idade entre 18 e 24 anos (54,6%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (47%).



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Brasil ganha espaço no mapa da DuPont

A multinacional americana DuPont tem apertado o passo na tentativa de conquistar uma fatia mais polpuda do mercado de de...

Veja mais
Cafeicultor tem crédito remanescente

Recurso disponibilizado através do Funcafé, R$ 112 milhões, pode ser aplicado na colheita da produ&...

Veja mais
Capacitação e eficiência são focos da Associação Gaúcha de Supermercados

À frente da entidade há 11 anos, Longo trabalha para fortalecer as relações no setor Tornar...

Veja mais
Mais de 50% dos brasileiros admitem comprar por impulso, mostra pesquisa

A maioria dos brasileiros (52% do total de entrevistados) fez alguma compra por impulso nos três últimos me...

Veja mais
Valor bruto da colheita de soja do país já beira R$ 100 bilhões

Impulsionada por mais uma colheita recorde e cotações ainda elevadas nos mercados internacional e dom&eacu...

Veja mais
Procon-SP apura alta de 4,11% no preço da cesta básica

O valor da cesta básica paulistana registrou crescimento de 4,11% em abril. Dos 31 produtos pesquisados, 29 apres...

Veja mais
Danone negocia venda de nutrição médica para Nestlé

Segundo fontes, companhia francesa negocia a venda da unidade com a suíça depois que a Fresenius abandonou...

Veja mais
Um plano ambicioso para ampliar a produtividade da soja no país

Incomodados com a estagnação que acomete a produtividade da soja há mais de uma década no pa...

Veja mais
Criatividade ajuda a fortalecer vínculos

Estampar na roupa íntima dos funcionários frases que lembram os lemas da empresa pode não ser a man...

Veja mais