Indiferente ao mercado CD e DVD sobrevivem

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Apesar de afirmar que é comum as pessoas associarem o uso do CD somente a um suporte para música, ou o DVD para filmes, a empresa Ponto4 Digital tem comemorado ótimos resultados com essa expertise. Afinal, os produtos são discos físicos para distribuição de conteúdos digitais, logo o mercado corporativo demanda de muitas soluções nesse sentido, como afirma ao DCI o diretor comercial da Ponto4 Digital, Fábio Pereira. Otimista, ele prevê que a empresa feche o ano com faturamento de R$ 45 milhões, um crescimento de 40% em relação ao ano passado.

"Nosso principal mercado é o educacional. Em segundo lugar estão as gravadoras independentes. Em 2012, nós registramos o faturamento de R$ 13 milhões. Já em 2013 chegamos a R$ 30 milhões de faturamento, ou seja, um ano de recordes para a Ponto4 Digital", ressaltou ele.

Segundo o diretor comercial, por ser um país continental, o Brasil faz com que o conteúdo digital chegue em todos os lugares, mas isso só é possível através de um suporte físico, e nenhum é tão barato e confiável como o CD ou DVD, comentou. "Atualmente, o maior consumo de discos físicos parte das grandes editoras, que além de produzir conteúdo para o governo, distribuem conteúdo digital para a rede pública por meio das mídias anexas aos livros. Dessa forma observamos uma grande demanda por mídia, que nos fez continuar investindo no negócio. Uma estrutura dinâmica e enxuta também possibilita oferecer um custo mais competitivo no mercado."

A Ponto4 Digital passou por um processo de reestruturação para atender a demanda. A empresa fez um investimento de R$ 4 milhões com recursos próprios em uma nova fábrica localizada no bairro Capela do Socorro, na zona sul de São Paulo. Conforme o executivo da empresa, as novas instalações somam 2.500 metros quadrados e ampliam a capacidade de produção para 54 milhões de unidades por ano.

"Em 2015, nós esperamos explorar novos mercados como o crescimento do segmento educacional, além dos segmentos de entretenimento e também da música independente", ressaltou.

Histórico

A Ponto4 surgiu em 2005, na garagem da casa de um dos sócios. Em um intervalo de oito anos, a empresa transformou o capital inicial de R$ 2 mil em R$ 30 milhões. A empresa começou com um site dedicado ao estilo musical hip-hop, que recebeu aporte financeiro de uma instituição holandesa. Um dos sócios que atuava no ramo financeiro abriu mão da carreira e Pereira resolveu sair da área de comunicação de bolsa de valores em que atuava para trabalhar na Ponto4 Digital.

"Seis meses depois estávamos sem dinheiro. E sem emprego. O cenário mudou quando um amigo sugeriu uma saída: comprar a máquina de copiar CDs e DVDs, uma área até então inexplorada para os dois sócios. Vendi meu o notebook para o meu pai e consegui R$ 2 mil para a compra do equipamento necessário e uma garagem serviu como base para a empresa que acabava de nascer", disse Pereira.

De acordo com o diretor da empresa, em 2006 aconteceu a mudança concreta, quando houve a primeira grande comercialização para uma montadora, que encomendou 68 mil cópias de um projeto em DVD. Hoje, a Ponto4 conta com cerca de 150 colaboradores que estão distribuídos em dois prédios. A estrutura comercial e administrativa está instalada no escritório no bairro de Veleiros e a unidade fabril no bairro Capela do Socorro, na capital paulista.

Conforme o diretor da empresa, o novo parque industrial tem capacidade mensal para fabricar 4,5 milhões de CDS e DVDS por mês e tecnologia de ponta com equipamentos da Suíça, Alemanha e Taiwan. Com nove anos de mercado a Ponto4 Digital representa atualmente 10% do mercado nacional de mídias. O mercado editorial compõe 70% de nossa carteira produtiva.

"Antes, a demanda vinha de materiais promocionais em CD. Agora, 70% dos serviços são voltados para o mercado educacional, principalmente as editoras que vendem livros multimídia, mas queremos adaptar a unidade fabril que montamos para a produção de outros produtos plásticos. O CD é sem duvida um dos mais complexos processos que a injeção plástica atua, queremos usar nosso know how."



Veículo: DCI


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