Fábrica de doces em Baldim cresce 20% ao ano

Leia em 2min 30s

Fundada pela Família Bretas, em 1954, a partir da criação de uma receita de família, a Fábrica de Doces Vencedora foi a pioneira na fabricação de doces na cidade de Baldim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Inicialmente produzindo apenas doce de leite, o "Doce Famoso" conquistou seu espaço incluindo doces de frutas na receita. Hoje já são mais de 40 itens no portfólio da marca. Com a diversificação dos produtos, a empresa tem crescido, em média, 20% ao ano. Além da tradicional Fábrica de Doces Vencedora, a marca Doces Famoso ainda conta com os produtos fabricados por mais duas empresas: Doce Minas e Doceria Famoso. As duas também têm planta em Baldim e pertencem à família Bretas.

A Fábrica de Doces Vencedora começou nos fundos de uma casa no bairro Ipiranga, na região Nordeste de Belo Horizonte. Lá eram fabricadas geleias de frutas variadas que eram vendidas nas ruas do bairro pelos filhos do casal. Entre eles estava Milton Bretas, que resolveu, junto com um dos seus irmãos, profissionalizar o negócio dos pais. Eles começaram a fabricar doces de frutas no mesmo bairro até que ficaram sabendo de uma fábrica de manteiga que estava sendo desativada em Baldim. O empresário decidiu abrir uma filial no local. O irmão ficou então com a fábrica de Belo Horizonte e ele passou a administrar a nova planta. Assim foi por dez anos, até que eles desfizeram a sociedade e a sede da Fábrica de Doces Vencedora passou a funcionar na cidade da RMBH.

Sob o comando de Milton Bretas e sua esposa, Márcia Bretas, a empresa deslanchou. Os filhos do casal cresceram dentro da fábrica. "Em algum momento do dia eu tinha que passar lá que teria uma tarefa para eu fazer. Nós somos quatro irmãos e foi assim com todos nós", relembra Daniela Bretas, a filha mais velha. Ela deixou Baldim com 15 anos para estudar em Belo Horizonte. Na Capital ela fez o ensino médio e ainda se formou em Bioquímica. Após concluir a graduação ela voltou para a cidade em que cresceu para trabalhar no serviço público como farmacêutica e bioquímica. Em paralelo, ela retomou seus trabalhos na fábrica com a produção de doces que ainda não estavam no portfólio.

Foi assim por 12 anos até que não deu mais para conciliar os dois trabalhos. Daniela Bretas resolveu então deixar o serviço público e abrir sua própria fábrica de doces, a Doce Minas, que também produz para a Doces Famoso. Ela é responsável pela fabricação de doces secos que tem o leite como base, como o próprio doce de leite, o pé de moleque, a cocada, entre outros. "Meus pais fazem o doce de leite pastoso e os doces de frutas em caldas. Eu faço doces secos que são aqueles em pedaços e ainda tem a fábrica da minha irmã, que produz doces como bananinha e goiabinha. Cada uma mexe com um tipo de doce, não tem concorrência entre nós", diz.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Estado promete investir mais R$ 5 milhões na Ceasa

Operadores e carregadores criticam falhas na estrutura da centralO governo estadual promete finalizar projetos e contrat...

Veja mais
Dia de descontos para aquecer vendas online

Lojas na internet prometem preços até 60% mais baixos: tentativa é reverter imagem ruim criada com ...

Veja mais
Ovo de chocolate até 23% mais caro

Alta teria origem na valorização do dólar, na queda da produção de cacau e no crescim...

Veja mais
Diferença de preço dos chocolates chega a 50%

Reportagem fez levantamento de 108 produtos em cinco supermercadosBLUMENAU - Os supermercados da cidade já est&at...

Veja mais
Estoque e treinamento são alvos para a Copa

O comércio varejista busca alternativas para atuar durante os dias de jogos da Copa do Mundo, na perspectiva de q...

Veja mais
Em ano da Copa, empresas antecipam metas

Definir metas (trimestrais, semestrais, anuais) mais cedo este ano pode ser a saída para manter os negócio...

Veja mais
Brasileiro está mais preparado para compra, diz pesquisa

Pesquisa eletrônica da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteçã...

Veja mais
Farmacêutica busca reforço de marca

Com o objetivo de alcançar receita de US$ 1 bilhão nos mercados emergentes até 2018, o laborat&oacu...

Veja mais
Granfino apresenta lançamentos na Super Rio Expofood 2014

Marca levará novidades nas linhas de pipocas para microondas, de molhos para carnes e saladas e de molhos de toma...

Veja mais