Classe C brasileira é 18º maior mercado consumidor do mundo

Leia em 2min 10s

Com 108 milhões de pessoas e responsável por um gasto total de R$ 1,17 trilhão e 58% do crédito concedido no país no ano passado, a classe C brasileira representa sozinha o 18º maior mercado consumidor do mundo. Assim, se fosse um país, o grupo faria parte do G-20, que reúne as 20 maiores nações mais ricas do mundo e seria o 12º mais populoso do planeta, mostra a pesquisa "As faces da classe média", realizada pelo Instituto Data Popular e pela empresa Serasa Experian.

De acordo com o estudo, só este ano, o grupo deve consumir 8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeiras e 4,5 milhões de tablets. São números que, na visão de presidente do Data Popular, Renato Meirelles, fazem com que a classe C tenha deixado de ser um segmento para se tornar o principal mercado consumidor do país.

O grupo, que tem renda entre per capita entre R$ 320 e R$ 1.120 e representa 54% da população da Brasil está concentrado principalmente na região Sudeste, com 43%, seguida do Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (8%).

O principal objetivo da pesquisa foi dividir esse grande grupo de consumidores em segmentos para facilitar as ações de marketing das empresas. Assim, analisando 400 variáveis pelo período de um ano, os pesquisadores dividiram a classe média brasileira em quatro subgrupos: promissores, batalhadores, experientes e empreendedores.

O grupo dos promissores é formado pelos mais jovens, com idade média de 22,2 anos. São 19% da classe média, 95% são solteiros, 59% têm ensino médio completo, 57% trabalham com carteira assinada e 72% acessam a internet.

Os batalhadores têm em média 40,4 anos e são a maioria do grupo (39%) e, por isso, é que destina a maior verba para consumo: R$ 388,9 bilhões. Fazem largo uso do crédito a que tem acesso, focando nas prioridades, geralmente vinculadas ao bem-estar familiar.

O grupo de experientes é formado por 20,5 milhões de pessoas, 26% da classe média, com consumidores com idade média de 65,8 anos. Entre eles, 41% são viúvos, 36% de autônomos e apenas 7% com acesso regular à internet. Do total, 59% têm ensino fundamental completo e 31% não têm instrução.

Os empreendedores representam 16% da classe média, com 11,6 milhões de pessoas e são mais escolarizados do que os demais. Cerca de 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio e, 19%, o ensino superior. Têm idade média de 43 anos, 60% acessam a internet, a idade média é de 43 anos e 43% deles têm carteira assinada. Sendo o grupo que apresenta maior renda per capita, seu consumo anual é de R$ 276 bilhões.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Chocolate tem preço positivo por conta da seca

Nos estados que mais produzem cacau, Bahia e Pará, regiões de plantio foram pouco afetadas pelo climaO pre...

Veja mais
Convênio amplia produção de leite

Um contrato assinado ontem à tarde entre a Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Nossa Senhora de Salete (Cope...

Veja mais
Industrializados se destacam em feira de orgânicos

Se tudo o que você espera encontrar em uma feira de produtos orgânicos são verduras para uma nutritiv...

Veja mais
Produtores já registram perdas pontuais na soja

Existem relatos de quebra em lavouras no Interior do Estado, mas a chuva prevista para o final da semana deve amenizar s...

Veja mais
Ovo de Páscoa entra em decadência e perde espaço na gôndola de supermercados

Em 2013, os ovos de Páscoa responderam por 16% do movimento da Páscoa em supermercados, contra 20% do ano ...

Veja mais
Regra para cultivo de milho transgênico em julgamento

A ação civil pública que tenta anular resolução da Comissão Técnica Nac...

Veja mais
Emprego no varejo da Grande SP caiu pela metade

O comércio da região metropolitana de São Paulo terminou o ano passado com 1,02 milhão de va...

Veja mais
Varejo: Descubra o desejo do seu cliente

Armado com o acesso cada vez mais fácil e rápido a informações de produtos e serviços...

Veja mais
No Brasil, PepsiCo cresce com alimentos em 2013

A receita da divisão de alimentos da PepsiCo (que inclui marcas como Ruffles, Cheetos, Baconzitos e Quaker) cresc...

Veja mais