Varejo dispara antes do carnaval

Leia em 3min 10s

As vendas a prazo no varejo da cidade de São Paulo registraram elevação de 10,8% na primeira quinzena de fevereiro ante igual período de 2013. As vendas à vista também apresentaram desempenho positivo, de 15% em relação a igual período do ano passado, segundo os dados da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Além da animação do consumidor, o calor e o tempo seco deste verão contribuíram para a comercialização de vestuários da moda praia. Mas o avanço expressivo é resultado também do efeito calendário: no ano passado, a comemoração do Carnaval ocorreu na primeira semana de fevereiro e isso contribuiu para que se estabelecesse uma base fraca de comparação, já que na folia diminui a atividade do comércio na Capital paulista. Houve também um dia útil a mais no período que favoreceu as vendas.

Neste sentido, segundo especialistas, os dados atuais devem ser analisados com cautela, sem euforia, porque eles podem ser alterados por outros fatores em um ano marcado por eventos como a Copa do Mundo, em junho e julho, e as eleições, em outubro.

Fotografia – O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, afirma que os números positivos são uma fotografia deste período do ano. "A explicação para este salto é que em 2013 o Carnaval foi comemorado na primeira quinzena de fevereiro e, com a cidade vazia e o feriado, o período foi fraco para o comércio. Por isso, trata-se de um fator circunstancial, de uma fotografia do momento. Não significa necessariamente que as pessoas estão comprando mais", disse Amato.

Liquidações –
Na modalidade à vista houve aumento de 6,3% nas vendas na primeira quinzena de fevereiro ante os primeiros quinze dias de janeiro deste ano em razão das liquidações de verão realizadas pelos lojistas. Ao mesmo tempo, a comercialização de bens a prazo recuou 6,8% em igual período. Os dois resultados fizeram com que as duas modalidades de comercialização ficassem "empatadas".

Este quadro geral é consequência da continuidade das altas temperaturas, o que favoreceu as vendas da coleção de verão de vestuário, de calçados e de acessórios.

Emilio Alfieri, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP, ressaltou que o verão bem típico ajudou nas vendas.

Os dados são, a seu ver, favorecidos pela base fraca dos primeiros quinze dias do ano passado. Mas a continuidade das semanas com altas temperaturas neste início de 2014 influenciou o comportamento do consumidor.

Além disso, nas vendas a prazo não sobraram estoques das liquidações de janeiro de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Para Alfieri, somente a partir de março será possível estabelecer uma comparação da evolução das vendas com bases mais efetivas, e avaliar qual será o comportamento dos consumidores e que tipo de bens eles estarão inclinados a adquirir dentro do contexto econômico.

Os dados da Boa Vista Serviços mostram ainda que no início de fevereiro a inadimplência no comércio registrou alta de 12,4% ante a primeira quinzena de janeiro. O comportamento é considerado sazonal e é reflexo das vendas de Natal, pois os dados atuais refletem o comportamento dos consumidores nas festas de final de ano.

Assim, a recuperação de crédito avançou pouco, 3,5% em igual período. Diante da mesma quinzena de 2013, o total de inadimplentes avançou 11,2% em consequência da base fraca de comparação no período. Entretanto, este aumento foi compensado pela elevação do número de consumidores que conseguiram recuperar a capacidade de utilizar o crédito – avanço de 10,7%.

Para o presidente da ACSP e da Facesp, somente a partir do próximo mês se poderá avaliar melhor o comportamento dos consumidores e ter uma projeção realista para o ano.




Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Estudo avalia junção de mídias sociais com comércio eletrônico

Vender produtos pela internet é uma forma de comércio virtual ao qual os brasileiros já se habituar...

Veja mais
Comitiva de SC vai para São Paulo defender BRF em Itajaí

O governador Raimundo Colombo, o senador Luiz Henrique da Silveira, o prefeito de Itajaí Jandir Bellini e represe...

Veja mais
Agricultura lança programa para aumentar produção de carne e de leite

O Plano Mais Pecuária pretende aumentar a produtividade do gado leiteiro e do gado de corteO Ministério da...

Veja mais
Coopercarga define plano para tornar-se operador logístico

A Coopercarga, maior cooperativa de transportadores do país, quer dar um passo mais largo e se tornar um operador...

Veja mais
Pão deve sofrer aumento de até 10% em março

A suspensão das exportações do trigo argentino poderá levar a um aumento de 8% a 10% no pre&...

Veja mais
Cartazistas falam sobre a profissão nos supermercados

  Os cartazes de ofertas e promoções são figuras conhecidas dos cl...

Veja mais
Copa deve vender 30% mais TVs do que 2010

Após levar um suador e não conseguir atender a procura dos consumidores por aparelhos de ar-condicionado d...

Veja mais
Empresas rurais investem no e-commerce

Produtores e indústrias começam a realizar vendas na internet, mas crescimento ainda é considerado ...

Veja mais
Alimentação saudável é destaque na pauta de projetos da Câmara

São mais de 30 projetos que criam políticas públicas de combate à obesidade e restriç...

Veja mais