Marcas movimentam mercado de massas com novas estratégias

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O mercado nacional de massas alimentícias deve registrar no próximo ano um crescimento de 3% no faturamento, segundo projeções da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). Atentas ao potencial de consumo existente neste segmento, empresas como Barilla, Selmi, Nissin-Ajinomoto e Borges já traçaram novos planos para ampliar sua presença no País.

"O próximo ano será melhor do que este. O consumo deve crescer, impulsionado pelas Regiões Norte e Nordeste, que já representam 36% do consumo nacional", afirma o presidente da Abima, Claudio Zanão.

Diante deste cenário, a Barilla elegeu seu próximo desafio: chegar com mais força no Nordeste. "Estamos montando estratégias para ampliar os distribuidores nesta região. Hoje, 70% das nossas vendas ocorrem no Sudeste", diz o diretor-geral da Barilla para o Brasil e América Latina, Maurizio Scarpa.

Outra companhia que aposta na ampliação de distribuidores é a Selmi, dona das marcas de macarrão Renata e Galo. "Hoje, contamos com 265 distribuidores e podemos acrescentar mais 60 ou 70", explica o presidente da Selmi, Ricardo Selmi.

Para 2014, o executivo projeta um aumento de 12% na receita da categoria de macarrão. Já o volume de vendas deve crescer 10%. "Queremos ampliar nossa presença nos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. São duas regiões populosas e ainda temos muita dificuldade de marcar presença nestes locais", acrescenta Selmi.

Já a Nissin-Ajinomoto quer investir na ampliação de espaços fabris e no aumento de capacidade produtiva para elevar as vendas da sua linha de macarrão instantâneo. "Nos últimos dez anos, conseguimos triplicar nossa participação nesta categoria. Os brasileiros buscam cada vez mais produtos práticos e queremos aproveitar essa tendência", explica a gerente de marketing da Nissin-Ajinomoto, Alessandra Elias.

Outra que não quis ficar de fora deste cenário foi a Borges, conhecida pelos azeites e vinagres. A marca acaba de lançar uma linha de massas secas de grano duro, principal mercado da concorrente Barilla. "Este segmento de grano duro oferece um grande potencial de crescimento. Vamos aproveitar isso para oferecer um produto mais premium", reforça o diretor-geral da Borges para América Latina, Bernardo Pontes.




Veículo: DCI


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