Farmax projeta faturamento 18% maior em 2013

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Para 2014, previsão é de um crescimento de 25%



Com sede e planta em Divinópolis (região Centro-Oeste), a Farmax, especializada na fabricação de cosméticos e produtos farmacêuticos, comemora os bons resultados de 2013 e pretende iniciar 2014 com metas ainda mais ambiciosas. Neste ano, o faturamento da empresa, não divulgado, cresceu 18% na comparação com o registrado no ano passado, enquanto a previsão para o próximo exercício é ampliar a receita em 25%, na mesma base de comparação.

Segundo a gerente de Marketing, Flávia Amaral, o bom desempenho está relacionado a um investimento de R$ 5 milhões em maquinário, valor aportado ao longo dos últimos três anos. Além disso, a Farmax diversifica constantemente o seu mix de produtos. Apenas neste ano, ela introduziu 52 itens no mercado. Entre as novas apostas, está uma linha de protetores solares cujo desenvolvimento demandou R$ 100 mil. Ela inclui três diferentes versões de protetor aerosol, um protetor especial para atletas e dois bloqueadores fator 60, um para adultos e outro exclusivo para crianças.

As atividades da empresa começaram há 33 anos, em Divinópolis. A princípio, era apenas uma farmácia, que foi transformada em uma distribuidora e, posteriormente, em uma indústria. Hoje, a fábrica ocupa uma área construída de 21 mil metros quadrados e produz, em média, 18 milhões de unidades/mês. A aquisição das novas máquinas permitiu que a capacidade produtiva da planta fosse duplicada, alcançando 36 milhões de unidades por mês.


Carros-chefes -
A empresa fabrica 170 itens diferentes, sendo que os carros-chefes são os soros fisiológicos, removedores de esmaltes e outros acessórios para unhas, como removedor de cutículas e óleo de banana. Por meio de 46 representantes comerciais, a Farmax está presente em todo o país, mas Minas Gerais ainda é o mercado mais importante, uma vez que aqui são gerados 20% do faturamento global. "Minas Gerais é o berço da empresa, pois nossos negócios começaram aqui e, aos poucos, estendemos as atividades para as demais praças", explica Flávia Amaral, ressaltando que os estados da região Centro-Oeste são também um forte mercado.

Entre os principais desafios, a gerente de Marketing destaca o alto nível da concorrência e a mão de obra, que demanda treinamentos e capacitações a todo momento. A empresa emprega 515 funcionários, com 300 deles atuando diretamente na linha de produção. "Temos a preocupação de manter toda a equipe de colaboradores sempre motivada, para que cada trabalhador se sinta realmente parte da empresa. Em relação à concorrência, nos esforçamos para intensifica ainda mais a nossa presença nos pontos de venda", salienta.

Em contrapartida, vários são os aspectos que impulsionam a Farmax. Um deles é o fato de a empresa produzir, dentro da sua própria estrutura, 90% das embalagens que utiliza. Além disso, ela enfatiza que os investimentos em capacitação da mão de obra resultaram em uma equipe bem estruturada e engajada, o que acarreta em um aumento da produtividade e conseqüentemente garante o crescimento da empresa e a perenidade do negócio.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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