Produtos e serviços com a cara do cliente

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Empresas percebem alta nas vendas .

A customização de produtos e serviços tem ganhado espaço no mercado e conquistado consumidores mais exigentes. A técnica, que permite personalizar algum aspecto dos produtos que uma empresa oferece aos seus clientes de acordo com o gosto ou a necessidade deles, é adequada para quem busca exclusividade. Empresas mineiras que oferecem esse tipo de serviço percebem crescimento de vendas. Customizar produtos e serviços é uma forma de atender segmentos de mercado antes não explorados e fidelizar a clientela.

"Oferecer um produto ou serviço genérico para diferentes públicos garante volume de vendas, mas nem sempre uma margem de lucro adequada às expectativas da empresa. Através da customização, o negócio pode se especializar em um nicho novo e conseguir se destacar em um mercado sem concorrentes diretos. O novo consumidor busca produtos aderentes à suas necessidades, cada vez mais personalizados e únicos", afirma o presidente da Reciclo Comunicação, Marcone Procópio.

A especialista em projetos e diretora do escritório Izabel Souki Engenharia e Projetos, Izabel Souki, conta que começou a customizar alguns produtos a partir das demandas dos clientes e também como forma de colocar em prática seus projetos de design. "Durante a execução do projeto de uma loja de noivas criamos diversos elementos personalizados para o espaço. Os cabides eram usados para pendurar os vestidos de noiva, mas também como elementos de decoração do ambiente. A cuba do lavado da loja também foi desenhada a mão, dando sofisticação e requinte ao ambiente. Além de serem peças exclusivas são funcionais", destaca Izabel Souki. O escritório registrou aumento de 8% de pedidos de projetos e produtos personalizados nos últimos 12 meses. Entre os produtos que podem ser personalizados estão almofadas, cortinas, bancadas, mesas e marcenarias.

Na Pampulha Editora Gráfica, o diretor Jairo Alves Lopes Júnior avalia a personalização de produtos utilizados como brindes. "As empresas estão apostando em brindes personalizados para seus parceiros, como o nome da pessoa que vai receber. Esse serviço é muito usado em agendas, bloquinhos, cartões, calendários, dentre outros", destaca Alves Junior.

No mundo da enogastronomia, os eventos personalizados também apresentam crescimento. Confrarias, reuniões com os amigos em casa ou nas lojas especializadas são cada vez mais recorrentes, a exemplo do que ocorre na Enoteca Decanter BH. "Temos eventos a partir de duas pessoas com possibilidade de servir jantar, almoço ou degustação com petiscos, seguindo o interesse de cada grupo. Tudo pode ser customizado. Normalmente, os eventos são orientados por um sommelier", explica o sommelier da Enoteca Decanter, Nelton Fagundes.

Já na área de seguros, apesar de o cliente poder optar pelas coberturas que deseja contratar, a Mercantil do Brasil Corretora de Seguros inovou com a comercialização de seguros para a terceira idade. O "Residência Melhor Idade" é um produto personalizado para proteger o domicílio do segurado, enquanto o "Proteção Melhor Idade" é um seguro de vida com preço acessível e coberturas diferenciadas para idosos, como fraturas de ossos, acidentes pessoais por acidente de trânsito e em transporte coletivo, assim como serviços de assistência funeral. O diretor-executivo da Mercantil do Brasil Corretora de Seguros, Ubirajara Cavalcanti, afirma que essas opções foram criadas para atender a demanda e as oportunidades geradas pelo aumento do número de idosos morando sozinhos, bem como a base de clientes que recebem benefícios do INSS no banco.

A procura por cursos de inglês cresce a cada ano e, para atender a públicos diferentes, a rede de franquias Number One oferece opções de cursos específicos para cada idade e objetivo. A rede possui cursos para crianças a partir de dois anos; do básico ao avançado; empresariais; individuais; in company; preparatórios para exames e o Essential - um curso rápido e ideal para pessoas que precisam aprender o básico do idioma para se comunicar com estrangeiros. "As aulas direcionadas são mais dinâmicas e atingem o interesse de cada faixa etária", ressalta o presidente da rede Number One, Marcio Mascarenhas.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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