Braskem quer modernizar a cadeia do plástico

Leia em 2min 10s

A Braskem lançou ontem um plano para estimular o fortalecimento da cadeia transformadora do plástico no Brasil. O Plano de Incentivo à Cadeia (PIC) do Plástico prevê várias iniciativas para incentivar a competitividade de seus clientes, que inclui investimentos para ampliar o aumento de exportações de produtos transformados, estímulos à inovação e o reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.

O plano também prevê a promoção das vantagens do plástico, cujos detalhes serão elaborados em conjunto entre a Braskem e representantes da cadeia do plástico.

Em nota à imprensa, a companhia considera fundamental o reforço às empresas da terceira geração, responsáveis pela transformação plástica, setor fundamental para o desenvolvimento da economia com geração de riqueza e empregos, responsável por mais de 340 mil empregos.

Segundo a Braskem, o anúncio foi estimulado pela Lei 12.859, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que estabeleceu a desoneração tributária na compra de matérias-primas para a primeira e segunda gerações da indústria química brasileira.

As ações passam por viabilizar o aumento das exportações de transformados por meio de condições diferenciadas para a aquisição de resinas a serem utilizadas em aplicações destinadas ao mercado internacional. A meta é que o plano de incentivo contribua para dobrar o volume da exportação brasileira de transformados das resinas de polietileno e polipropileno em dois anos. Em 2012, o volume brasileiro de exportação de plásticos transformados alcançou o volume de 238 mil toneladas.


Mercado -
Outra dimensão do plano tem como eixo o apoio da Braskem ao aumento da competitividade do setor por meio de iniciativas de capacitação, formação de mão de obra, realização de palestras técnicas e acesso à assessoria especializada. Em outra frente, a empresa pretende estimular o crescimento do mercado fomentando também a inovação via investimento conjunto em consultorias, programas de capacitação e estímulo à inovação, além de patrocínios a eventos setoriais.

Segundo o vice-presidente da área de Poliolefinas e Renováveis da Braskem, Luciano Guidolin, o objetivo da companhia é fortalecer a cadeia como um todo, aumentando sua competitividade nos mercados local e internacional.

"Queremos que a indústria química brasileira esteja mais preparada para concorrer em igualdade de condições em todos os mercados, bem como a reduzir o desequilíbrio da balança comercial do setor, o que nos estimulou a desenvolver um programa abrangente que combina vantagens comerciais, capacitação e inovação", destaca o executivo.

O plano prevê ainda esforços na promoção e valorização das vantagens do plástico, como solução sustentável para as necessidades da sociedade atual.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Está marcada para hoje mais uma rodada de negociação da indústria têxtil de Blumenau, Indaial e Gaspar

Está marcada para hoje mais uma rodada de negociação entre patrões e trabalhadores da ind&ua...

Veja mais
Leilões de arroz suspensos

Depois da realização de dois leilões de estoques públicos de arroz, em que foram liberadas 1...

Veja mais
Vale anuncia investimento de R$ 9 bi em logística

Empresa venderá parte da VLI.Brasília - O presidente da Vale S/A, Murilo Ferreira, anunciou ontem, durante...

Veja mais
Casa Km apresenta novo amaciante concentrado

Amacitel Super é o novo amaciante de roupas concentrado da Casa KM. A nova linha tem fórmula concentrada q...

Veja mais
Gargalos logísticos inibem desenvolvimento econômico

Regional da Fiemg cobra mais investimentos em infraestrutura.A região do Alto Paranaíba vem recebendo inve...

Veja mais
Produção tem expansão em agosto, aponta CNI

Uso da capacidade instalada segue baixo.Brasília - A produção da indústria brasileira ganhou...

Veja mais
Companhias se aliam ao consumidor para criar produtos

Em caso de dúvida, chame o consumidorDecifrar o gosto do consumidor pode ser uma tarefa demorada e cara, e alguma...

Veja mais
Vendas para Dia da Criança podem subir 6% em São Paulo

Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (...

Veja mais
Vigor investe R$ 20 milhões para vender iogurte grego

A Vigor, empresa de lácteos do grupo J&F, holding que controla a JBS, inicia hoje uma intensa campanha public...

Veja mais