Após 18 anos, eBay enfim chega ao país

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Dezoito anos depois de ser criado, o site americano de comércio eletrônico eBay vai iniciar suas atividades no Brasil. A estreia será simples - por meio um aplicativo para celulares e tablets, direcionado ao mundo da moda, que chega às lojas dos sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple, nas próximas semanas. O site principal, por enquanto, continuará em inglês.

A expectativa é que em até 12 meses outros aplicativos estejam disponíveis, além da aguardada versão local do site. "Queremos primeiramente testar o mercado e acreditamos ter um diferencial ao chegar com uma abordagem de mobilidade", disse ao Valor Luis Arjona, diretor da operação da companhia no Brasil.

Batizado de eBay Moda, o aplicativo traz conteúdo sobre o tema com dicas de blogueiros. Se alguma coisa chamar a atenção consumidor, basta escolher na lista apresentada e fazer a compra. Inicialmente, os produtos serão oferecidos por parceiros internacionais, mas os preços estarão disponíveis em reais.

O mercado de moda foi escolhido na primeira etapa por conta de seu rápido crescimento no país. Segundo a E-bit, a categoria foi a mais importante do comércio eletrônico no Brasil no primeiro semestre, representando 13,7% dos R$ 12,7 bilhões em vendas. As compras por dispositivos representaram 3,6% do total.

Os brasileiros já são clientes importantes do eBay. Segundo a companhia, a cada quatro minutos, uma bolsa feminina é comprada por internautas que moram no país, e a cada oito minutos, um par de óculos de sol masculino. Com a chegada oficial ao país, diz Arjona, a ideia é oferecer um atendimento mais próximo, com conteúdos específicos. Segundo Ryan Melcher, diretor de inovação na área de mobilidade, serão feitas promoções e descontos com os produtos mais procurados pelos brasileiros.

Nos próximos 60 dias, o eBay pretende acertar os detalhes de uma campanha de marketing no país. O valor do investimento não é revelado. A chegada ao Brasil faz parte da estratégia de expansão do eBay para países emergentes, iniciada no ano passado. O principal alvo é o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia e China, o BRIC. O primeiro investimento foi na Rússia. "Estamos aprendendo muito na Rússia. Queremos ter uma abordagem mais centralizada, com funcionários locais apenas para as funções específicas", disse Arjona.

Nascido no México, o executivo mora no Brasil desde 1997 e tem mais de 20 anos de experiência na área de varejo, tendo passado por consultorias como McKinsey e Bain Company. As conversas para montar as operações no Brasil começaram em fevereiro, disse Arjona. A tarefa de entender o mercado local foi facilitada pela experiência do PayPal, companhia de meio de pagamentos do eBay que está presente no Brasil há três anos.

Desde 2001, o eBay tem uma participação acionária no Mercado Livre, um dos maiores sites de comércio eletrônico da América Latina. O percentual, que começou em 19,5%, hoje é de 18%. Segundo Arjona, não há conflitos de interesses. "Trata-se de um investimento da eBay Inc. [controladora do site] que não interfere no investimento no Brasil", disse. Em nota, o Mercado Livre disse que o e-commerce está evoluindo no país e o consumidor será o grande beneficiado com o aumento de ofertas e serviços.

Inventor do conceito de leilões on-line, o eBay tem 120 milhões de usuários no mundo e uma receita anual de US$ 14 bilhões. Em quase duas décadas, a companhia mudou seu modelo de negócios. Os leilões feitos por pessoas físicas deram lugar ao conceito de shopping virtual, com o site funcionando como uma vitrine para lojas menores. Hoje, 70% das vendas do eBay são de itens novos, vendidos a preços fixos. De acordo com Arjona, nos primeiros meses, vendedores brasileiros terão que se cadastrar no site americano. Mas a ideia é criar um cadastro local em menos de um ano. "Vai depender da evolução dos negócios", disse.

Segundo Ricardo Jordão, diretor de marketing da japonesa Rakuten, precursora do modelo de shopping virtual que chegou ao Brasil há dois anos, o conceito de shopping reflete no mundo virtual o sucesso alcançado no mundo real. "É uma das melhores ideias que já se teve no varejo", disse.

De acordo o executivo, a chegada do eBay é importante para a popularização do conceito. "Já temos uma operação aqui há algum tempo, a Amazon também chegará em breve, e eles precisavam se mexer. Isso faz o mercado se desenvolver", disse.

Para Gerson Rolim, diretor de marketing da Câmara e-net, mais do que dividir o mercado com empresas estabelecidas, a chegada do eBay pode ajudar a acelerar o ritmo de crescimento do comércio eletrônico no Brasil, que tem crescido na faixa de 20% ao ano. A expectativa é que as vendas cheguem a R$ 28 bilhões em 2013.



Veículo: Valor Econômico


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