"A BRF será a Ambev dos alimentos"

Leia em 8min 10s

Na manhã da quinta-feira 15, o executivo Claudio Galeazzi, novo presiden­te da BRF, gigante brasileira de alimentos, chegou à sua nova sala, no quinto andar do escritório central da companhia, em São Paulo

Na manhã da quinta-feira 15, o executivo Claudio Galeazzi, novo presiden­te da BRF, gigante brasileira de alimentos, chegou à sua nova sala, no quinto andar do escritório central da companhia, em São Paulo. Nela, deu à DINHEIRO a sua primeira entrevista exclusiva, um dia depois de assumir a função. A mesa está limpa. Um quadro de José Antonio Fay, o antigo ocupante daquele espaço, jaz sobre uma estante. Objetos de diversas partes do mundo, como uma matrioska, tradicional boneca russa, em conjunto com outras fotos de Fay, recobrem o móvel. Caberá a Galeazzi, um reconhecido reestruturador de empresas, com passagens em companhias como Cecrisa, Lojas Americanas e Pão de Açúcar, comandar a estratégia de globalização da BRF e de maximização de seus resultados no mercado interno. Conhecido como exímio cortador de custos e de pessoas, Galeazzi reclama de sua fama de mãos de tesoura. “É engraçado o estigma que me acompanha”, diz ele, que não esconde suas simpatias pelo modelo de negócios da Ambev. “Vocês só veem as demissões. Mas não falam que as empresas cresceram de tamanho, o que garantiu os empregos dos remanescentes.”

DINHEIRO – Nesses 100 dias, o sr. fez um diagnóstico da empresa. Qual é a BRF que vocês encontraram?
CLAUDIO GALEAZZI – Em primeiro lugar, foi um diagnóstico dos executivos, focado primeiramente no mercado interno e obviamente nas grandes oportunidades. O que dissemos é que vamos acrescentar R$ 1,9 bilhão, de forma escalonada ao Ebtida (geração de caixa) atual, nos próximos anos.
 
DINHEIRO – Essa é a meta até 2016?
GALEAZZI – É a meta referente à análise desses primeiros 100 dias. Não significa que não teremos outras oportunidades à medida que mergulharmos com mais calma nos próximos meses e nas outras áreas da BRF.
 
DINHEIRO – Há outras oportunidades para aumentar a geração de caixa?
GALEAZZI – Sim. É uma promessa? Não. Nós encontramos uma empresa espetacular. Mas há momentos da história em que todas as empresas evoluem, que, embora sejam excelentes, sempre podem melhorar mais, entregar mais resultados aos acionistas. A BRF chegou nesse ponto com uma história de sucesso, o que dá para ver pela valorização de suas ações liderada com brilhantismo pela equipe do Fay (José Antonio Fay, ex-presidente, que deixará a empresa até o final do ano). Mas a BRF ainda tinha um DNA industrial. A indústria produzia e a área comercial tinha de vender o que era fabricado. Neste mundo globalizado que pretendemos desbravar nos próximos anos é mais importante que a área comercial puxe a produção.
 
DINHEIRO – Qual é a BRF que os acionistas terão nos próximos anos?
GALEAZZI – A missão já foi passada pelo conselho de administração. Ele quer uma empresa globalizada, o que não somos ainda hoje. Nossa atual participação do mercado externo se resume à venda de commodities. Somos, atualmente, uma empresa internacionalizada. Ser globalizado significa ter, provavelmente, uma presença em diferentes mercados com unidades industriais, consumindo matéria-prima das próprias regiões e produzindo os produtos industrializados, com uma distribuição local.
 
DINHEIRO – A BRF vai privilegiar os emergentes, como os países dos BRICS, em sua estratégia de globalização ou a Europa e os EUA também farão parte da estratégia de internacionalização?
GALEAZZI – Não posso dizer quais são os alvos, mas serão aqueles em que nós poderemos maximizar os nossos resultados. É óbvio que não poderemos ficar fora da China. Nós teremos de ter algum tipo de presença lá. Agora, qual, eu não sei.
 
DINHEIRO – Há espaço para crescer no mercado interno?
GALEAZZI – O mercado interno teve um crescimento muito grande devido à pujança econômica dos últimos anos e ao aumento de renda da população, o que possibilitou a mais pessoas consumirem alimentos mais sofisticados. Provavelmente, o ritmo desse crescimento desacelerará. A briga doméstica será por participação do mercado e isso vai depender da competência de cada empresa em pegar uma fatia maior de um bolo que cresce mais lentamente.
 
DINHEIRO – O plano é transformar a BRF em uma Ambev dos alimentos?
GALEAZZI – Sim, sem dúvida, a BRF será a Ambev dos alimentos.
 

Produtos da Sadia e da Perdigão em um supermercado
 
DINHEIRO – Quais são os pontos positivos da Ambev, além da capilaridade e da maior presença no mercado?
GALEAZZI – A Ambev tem várias vantagens. A principal delas é que o produto deles tem alta durabilidade. A Ambev tem capacidade, caso necessário, de reduzir a produção. Nós temos dois problemas. O primeiro é exatamente a durabilidade do nosso produto, em boa parte perecível, que exige conservação. O segundo é a cadeia produtiva, que é muito extensa. Abatemos sete milhões de frangos por dia. Mas, para abater tudo isso, temos de seguir uma longa cadeia de produção, que começa nas granjas e fazendas de nossos fornecedores de frangos e suínos e acaba no frigorífico. Como, em uma crise, você corta isso? Em todo caso, a Ambev é um benchmarking extremamente positivo, o qual devemos adaptar ou até copiar.
 
DINHEIRO – Um dos pontos fortes da cultura Ambev é a meritocracia. Como isso será implantado na empresa?
GALEAZZI – Também utilizaremos o modelo, mas com menor intensidade. Teremos uma meritocracia muito mais voltada a resultados. Será forte dos dois lados. Os executivos receberão bônus robustos. Por outro lado, a cobrança por resultados também será agressiva.
 
DINHEIRO – O sr. tem fama de ser um duro reestruturador de empresas, que enxuga custos e demite pessoas. O que se pode esperar na BRF?
GALEAZZI – É engraçado o estigma que me acompanha. Por exemplo, o de “Galeazzi mãos de tesoura”. Vocês (referindo à imprensa) só veem as demissões. Mas não falam que houve valorização das empresas que administrei, que as ações cresceram na bolsa e que garantimos os empregos dos funcionários remanescentes. Vocês só veem o que é sangue e não acompanham o resto.
 
DINHEIRO – Essa ideia de “mãos de tesoura” persistirá na BRF?
GALEAZZI – Os analistas dizem que o Galeazzi tem fama de cortar custos. E o resto? E os resultados? Me perguntaram se sairiam 1,1 mil funcionários da BRF. Eu respondi que não sabia, pois estavam quantificando algo que nem tinha sido definido por nós.
 
66.jpg
José Antonio Fay, ex-presidente da BRF
 
DINHEIRO – Por que o ex-presidente Fay está saindo da companhia?
GALEAZZI – Ele acha que seu ciclo terminou. Ele trouxe a BRF brilhantemente até aqui. Acho que também, por estar nela há sete anos, ele tinha uma visão própria da empresa. E o conselho tem outra. Mas o Fay vai continuar como nosso consultor na área internacional e será muito bem prestigiado.
 
DINHEIRO – Como será trabalhar para uma empresa sem dono?
GALEAZZI – Talvez a experiência em administrar empresas familiares tenha me permitido conviver muito bem com o Abilio Diniz (presidente do conselho da BRF, com quem trabalhou no Pão de Açúcar). Queira ou não, ele era dono do Pão de Açúcar. Essa experiência foi muito positiva. Dono, normalmente, é o seguinte: a empresa dele está indo mal, então ele procura um reestruturador e pede mudança. Mas, subconscientemente, ele te dá outra ordem: “Quero que tudo mude e que você faça o que precisa ser feito, desde que não mude nada”. Comecei a escrever um livro para contar tudo isso. E olha que eu tenho muitas histórias.
 
DINHEIRO – O sr. até pouco tempo atrás era conselheiro do Pão de Açúcar e Abilio Diniz era o presidente do conselho de administração. O Casino, atual controlador, alega que há conflito de interesses nessa relação. Como será o relacionamento com eles?
GALEAZZI – Negócio é negócio. Na época em que eu era presidente do Pão de Açúcar, volta e meia brigava com a Gillette por causa dos preços. Tirava os produtos deles da prateleira e colocava outros. Ficávamos sem vender nada da Gillette. Mas éramos machos durante um mês, dois, talvez. Depois olhávamos os números e voltávamos a vendê-los.
 
DINHEIRO – O sr. é sócio do BTG Pactual e ainda tem a sua consultoria. Como vão ficar essas atividades?
GALEAZZI – Sou sócio e faço parte do conselho do BTG. Há muitos anos não atuo mais na Galeazzi. No BTG, não posso continuar como sócio, até porque teria a obrigação de trabalhar lá. Como conselheiro, não vejo nenhum conflito. Mas, pensando racionalmente, devo sair totalmente de lá. Da Galeazzi não abro mão.
 
DINHEIRO – A Sadia está voltando com força? Com a fusão, em 2009, os executivos da Perdigão haviam assumido a gestão da empresa, mas foram saindo nos últimos tempos. Sobrará algum diretor oriundo da Perdigão na diretoria?
GALEAZZI – Não tem Sadia, não tem Perdigão e não tem Batavo. Tem BRF. Então, não existe isso de forma alguma. Pelo menos não na minha gestão. Quem é competente, independentemente da origem, ficará.
 
DINHEIRO – Qual é a sua avaliação da política econômica do governo Dilma?
GALEAZZI – O governo estimulou muito a demanda, mas não os investimentos. Estamos com uma economia sub judice. Os empresários, em sua grande maioria, não estão se arriscando a dizer o que ocorrerá lá na frente. Boa parte das empresas reduziu o investimento. Isso é ruim. Quem está com os seus investimentos maduros, como é o nosso caso, terá de rever, para que não tenha excesso de capacidade. O interessante é que estamos em uma situação paradoxal. Há um declínio efetivo do PIB e, nesse tempo, um contínuo crescimento dos empregos. Chegou a um ponto em que esse declínio aumentou, mas o emprego e a renda não seguiram a mesma tendência. Só pararam de crescer. Com isso, a disputa pela participação de mercado deve se acirrar.



Veículo: Istoé Dinheiro


Veja também

Site de rede de supermercado investe em logística

Quando o Walmart.com nos Estados Unidos decidiu entrar mais pesado na disputa por mercado com a Amazon, aprendeu algumas...

Veja mais
TV, geladeira, fogão, computador e celular terão troca imediata

Máquina de lavar completa lista de 'produtos essenciais', que terão regras mais rígidas para a solu...

Veja mais
Otimista, Melitta prevê receita de R$ 1 bi no país em dois anos

Apesar das incertezas econômicas e da perspectiva de crescimento modesto do país, a Melitta Brasil continua...

Veja mais
Forte valorização do suco de laranja na bolsa de NY

A divulgação de previsões privadas que confirmaram um cenário de oferta "apertada" de laranj...

Veja mais
Unica tenta evitar que MP de PIS/Cofins deixe de valer

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), entidade que representa as usinas de cana do...

Veja mais
Preços do diesel e da mão de obra aumentam custo logístico no ano

O custo de transportar cargas em rodovias está entre 6,81% e 7,54% mais caros ao final dos últimos doze me...

Veja mais
Ficar menor pode ser saída para a Nestlé

A Nestlé, maior companhia de alimentos do mundo, precisa retomar suas vendas, que desapontam os investidores h&aa...

Veja mais
Verallia terá em SE nova fábrica de embalagem

Disposto a concentrar sua operação no segmento de materiais de construção, o grupo franc&eci...

Veja mais
Após baixa, preço do algodão volta a subir

Os preços do etanol  hidratado nos postos caíram em 16 Estados, subiram em 10 e permaneceram est&aacu...

Veja mais