Natura não vai mais perder mercado, diz Carlucci

Leia em 2min 10s

O presidente da Natura, Alessandro Carlucci, diz estar confiante que a empresa não vai mais perder participação de mercado neste segundo semestre. A companhia vem cedendo espaço para concorrentes desde o ano passado. Segundo o executivo, os principais esforços da Natura para acelerar seu crescimento terão efeito na segunda metade do ano.

Carlucci diz que esperava uma leve aceleração do crescimento das vendas no Brasil no segundo trimestre, o que não ocorreu - o avanço foi de 1%, após 2% no primeiro trimestre. "Depois de um bom desempenho no ciclo do Dia das Mães, tivemos uma desaceleração em junho, o que contribuiu para um crescimento abaixo das nossas expectativas no trimestre", afirmou na sexta-feira a analistas.

O executivo até citou o ambiente de consumo mais retraído, mas admitiu que o maior problema foi interno. O mix de marketing e produtos da Natura na primeira metade do ano talvez não tenha sido tão bom para gerar mais pedidos. Afinal, o mercado total em que a Natura atua cresceu 13% nos quatro primeiros meses deste ano ante igual período do ano passado. No mesmo período, a participação da companhia nas vendas gerais caiu de 23,2% para 21,4%. A perda foi maior em cosméticos e fragrâncias, com um recuo de 2,9 pontos percentuais.

Segundo Carlucci, há três anos que o mercado está mais competitivo, portanto, isso não é novidade. Analistas, no entanto, destacam a competição e a desaceleração econômica como fatores que dificultam a recuperação da Natura. No início do ano, Carlucci chegou a atribuir a perda de mercado em 2012 a altos investimentos da concorrência, que impulsionaram categorias básicas acima do esperado.

A Natura fez ajustes em seu programa de incentivo a suas 1,2 milhão de revendedoras no Brasil, na tentativa de aumentar a frequência de compras no segundo semestre. O lançamento da linha de produtos para corpo e cabelo Sou, iniciado em julho, também é uma grande aposta da empresa. É o ingresso da Natura em um posicionamento de preço menor, passando a competir com marcas vendidas no grande varejo. "É o lançamento mais importante do ano em termos de receita incremental e ocupação dos espaços em branco", diz Carlucci. Segundo ele, a Natura também terá novidades "importantes" em cosméticos e fragrâncias. Em julho, a empresa relançou uma linha de maquiagem.

Os novos produtos serão acompanhados de um reforço em marketing. As concorrentes Unilever, Hypermarcas, L'Oréal, Procter & Gamble e O Boticário figuraram entre os 30 maiores anunciantes no Brasil de janeiro a junho, de acordo com o Ibope Media. A Avon também elevou seus gastos, e a Coty reforçou sua presença no país.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Fundos ampliam aposta na baixa do milho em Chicago

Os fundos que especulam nos mercados de commodities montaram a maior aposta na queda dos preços do milho desde 20...

Veja mais
Pacto de Monsanto e Embrapa em xeque

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) poderá rever a autorização que deu ao ac...

Veja mais
China é teste para ambições de domínio global da Budweiser

Não há quase nenhum sinal do mundo ocidental nessa empoeirada cidade da zona rural da China, onde lâ...

Veja mais
Educação e varejo são foco de companhias novatas

Algumas das mais promissoras companhias novatas brasileiras estão voltadas aos mercados de educação...

Veja mais
Ciclo - 2013/2014 - de soja pode chegar a - 89,1 - mi de toneladas

A safra de soja 2013/2014 do Brasil, cujo plantio começa em setembro, pode crescer 9% ante 2012/2013, em condi&cc...

Veja mais
Egito compra - 3,675 - milhões de toneladas de trigo local

O Egito comprou 3,675 milhões  de toneladas de trigo de produtores locais até o momento na atual temp...

Veja mais
Milho cai à mínima de - 2,5 - anos na - CBOT - por clima favorável

Os futuros do milho na bolsa de Chicago (CBOT) caíram ao menor patamar em dois anos e meio ontem com um clima amp...

Veja mais
Safra de mandioca deve ser a menor em 10 anos

A oferta nacional de raiz de mandioca tem apresentado expressiva redução desde meados de 2012 em consequ&e...

Veja mais
BNDES reduz juro para renovação de canavial

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anunciou a redução das taxas de juros no Prog...

Veja mais