Minas Láctea movimentou R$ 200 milhões em negócios

Leia em 2min 30s

Espaço do evento, promovido anualmente pela Epamig, será ampliado em 2014.

Os resultados positivos registrados ao longo da Minas Láctea 2013 estão alavancando as negociações dos estandes para a próxima edição. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), já foram reservados 95% dos estandes que serão disponibilizados na edição de 2014. A tendência é que a área seja ampliada. A edição 2014 será entre 28 e 31 de julho, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

De acordo com o coordenador-geral da Minas Láctea, Mairon Mesquita, os bons resultados obtidos com a venda de máquinas, equipamentos e insumos na 41ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) elevaram o interesse dos expositores em retornar ao evento em 2014.

Até o momento cerca de 15 empresas estão na lista de espera para expor na Minas Láctea 2014. As empresas que já assinaram o protocolo de intenção para participar da próxima edição tem agora 30 dias para fechar o contrato, após esse período as vagas serão ofertadas às empresas cadastradas na lista de espera. Na última edição foram disponibilizados 301 estandes, em uma área de 3,9 mil metros quadrados.

"Com o encarecimento e a escassez da mão de obra, o setor lácteo vem ampliando a automação das indústrias para reduzir o emprego da mão de obra. Esse fator foi o principal motivo que contribuiu para o aumento das vendas ao longo da feira e incentivou as empresas a se programarem para a próxima edição", disse Mesquita.


Negócios - Ainda segundo o coordenador do evento, a venda de máquinas, equipamentos e insumos movimentou cerca de R$ 200 milhões em negócio. Valor que superou as expectativas dos participantes. "O retorno do investimento na feira foi muito positivo para os expositores, que além de confirmarem a participação em 2014 também estão com a demanda por estandes maiores. Diante disso, poderemos ampliar a área reservada a exposição de máquinas", disse.

A edição 2013 contou com a participação de 130 empresas. O público foi de 14 mil pessoas em três dias, 16% a mais que no ano passado. Do total de participantes, cerca de 50% são ligados à indústria de laticínios, 35% produtores e os demais técnicos e pesquisadores.

Nessa edição, segundo Mesquita, um dos destaques foi o 1ª LacIdeia, um circuito de palestras para difusão de tecnologia sobre insumos, equipamentos e técnicas para produção de lácteos.

Durante o evento também foi exposta a miniusina Via Láctea da Epamig, que participa de exposições do gênero em todo o Estado. A unidade reproduziu o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto.

Ao final da demonstração, os visitantes degustam os produtos e recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Citi corta preços-alvo de empresas dos setores de consumo e alimentos

A Citi Corretora reduziu os preços-alvo de ações de empresas de consumo e alimentos, para refletir ...

Veja mais
Constelação musical marca novos fones de ouvido

Até pouco tempo atrás, fones de ouvido não estavam na vanguarda tecnológica, nem figuravam n...

Veja mais
Frio pode afetar 43% da área de trigo no Estado

As geadas previstas para esta semana ameaçam 43% da área plantada de trigo no Paraná e també...

Veja mais
Geadas ameaçam a cafeicultura no Paraná

Uma das culturas mais suscetíveis ao frio intenso, o café deverá sofrer um novo golpe no Paran&aacu...

Veja mais
Estímulo à produção de girassol em Minas

Alexandre Maciel, agricultor de Minas Gerais que há 15 anos cultiva milho e feijão no sudoeste do Estado, ...

Veja mais
Reformas de usinas geram mais negócios

As empresas que produzem equipamentos para usinas de cana-de-açúcar esperam movimentar entre agosto e o fi...

Veja mais
Faz sentido unir a Pepsi ao grupo Mondelez?

O investidor ativista Nelson Peltz acredita que os salgadinhos da PepsiCo vão melhor com os doces da Mondelez do ...

Veja mais
A indústria em 2013 e a nova divisão do trabalho

Os indicadores de desempenho da indústria brasileira neste começo de 2013 são contraditórios...

Veja mais
Em 1º ano de produção na Zona Franca, empresas fabricam 1,2 milhão de tablets

Um ano após o início da produção de tablets na Zona Franca de Manaus, cerca de 1,2 milh&atil...

Veja mais