Lojistas apontaram queda de 2% no faturamento do Dia dos Namorados

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Uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelou que os lojistas da capital paulista estão com uma percepção negativa em relação às suas vendas para o Dia dos Namorados. Os 107 varejistas consultados acreditavam que o faturamento apresentaria redução de 2% no seu faturamento em relação à mesma data do ano passado. O resultado corrobora a tendência negativa apurada na sondagem que antecedeu a data - que apresentou expectativa de queda do faturamento de 3%.

Os empresários consultados pela FecomercioSP afirmaram que a forma de pagamento mais utilizada na data pelos clientes foi o cartão de crédito (67%), seguido pelo pagamento à vista (30%), cheque pré-datado (2%) e vendas à prestação (1%).

A maioria dos lojistas (59%) respondeu que não realizou qualquer tipo de promoção no período. Entre os que fizeram, 67% concederam descontos - como os realizados para o pagamento em dinheiro ou os solicitados pelo consumidor -, 20% realizaram sorteios ou distribuíram brindes, 8% promoveram vendas parceladas sem juros e 5% realizaram promoções.

Quando perguntados se investiram em alguma ação publicitária, 67% afirmaram que não. Em relação aos estoques, em comparação ao ano passado, 49% dos lojistas disseram que ele permaneceu igual; 28% disseram que eles cresceram; e 22% verificaram queda. A grande maioria (90%) não contratou funcionários temporários para a data.

No segmento de compras virtuais, e-commerce, a A Navegg, que estuda o comportamento da audiência on-line, registrou que de 10 de maio a 9 de junho, aproximadamente 30 milhões de pessoas demonstraram intenção de comprar on-line: número 15% maior em relação ao mês de abril. O perfil predominante de internautas que querem comprar on-line é formado por homens, de 25 a 34 anos, pertencentes a classe C: são quase 4 milhões de pessoas com esse perfil.

No geral, homens representam 53% dos internautas com intenção de compra, enquanto as mulheres são 47%.

Entre os produtos mais buscados por estes internautas, a Navegg descobriu que a categoria de maior interesse é a de tecnologia, que inclui produtos como smartphones, notebooks e tablets.



Veículo: DCI


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