Eletrodoméstico para resgatar popularidade

Leia em 2min 40s

Em meio à repercussão da queda nos índices de aprovação de seu governo, a presidente Dilma Rousseff anunciará amanhã, no Palácio do Planalto, uma linha de crédito para a compra de eletrodomésticos dedicada especialmente aos beneficiários pelo programa Minha Casa Minha Vida. "A ideia com isso não é melhorar o PIB (Produto Interno Bruto), é melhorar a urna mesmo", disse um senador da base do governo.

Uma pesquisa do Datafolha divulgada no sábado mostra que o número de eleitores que consideram o governo ótimo ou bom caiu para 57%, em comparação aos 65% registrados em março. Além disso, 51% das pessoas ouvidas afirmaram acreditar na tendência de aumento da inflação e 36% na alta do desemprego, resultados maiores, respectivamente, seis e cinco pontos percentuais em relação à consulta anterior.

Os números, no entanto, não surpreenderam o Palácio do Planalto, porque pesquisas para uso interno já demonstravam queda na popularidade de Dilma em consequência, sobretudo, do aumento da inflação. Essa avaliação pode ter contribuído para a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) de aumentar, em sua última reunião, a taxa básica de juros do país, a Selic, em 0,5 ponto percentual — agora, em 8% ao ano. Os dados preliminares podem ter pesado também para a medida de ampliação do consumo de eletrodomésticos. O Minha Casa Minha Vida tem cerca de 1 milhão de casas entregues e igual número de unidades contratadas.

Para o economista Silvio Campos Neto, da Consultoria Tendências, a relação entre a redução da popularidade e as decisões econômicas do governo — principalmente a elevação dos juros — é inegável. Ele prevê mais duas altas de 0,5 ponto na Selic, nas reuniões de julho e agosto. Depois, a taxa deve ser mantida em 9% até o fim de 2014. "O desejável seria levar a inflação para mais perto do centro da meta, de 4,5%, o que não vai acontecer. Mas, pelo menos, ela ficará abaixo do teto (de 6,5%)", previu. Para a Tendências, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 5,6%.

Campanha
O governo também trabalha com um cenário para este ano de inflação sob controle e pequena elevação do PIB. Para um técnico do governo, a segunda parte é um problema menor do que parece. Pelo menos do ponto de vista político. "Pode ser até mais favorável para a reeleição da presidente, porque as pessoas tendem a conservar o que têm. Com a inflação sob controle e o PIB em alta, as pessoas poderiam ser mais ousadas, buscar algo diferente."

Parlamentares da base governista ouvidos pelo Correio afirmam que outro fator pode estar em jogo para reduzir a popularidade do governo: com a antecipação da campanha, os eleitores tendem a ficar mais rigorosos em suas avaliações. Os que votam com a oposição, deixam de registrar opiniões favoráveis ao governo. Assim, o índice de aprovação fica mais próximo do número de pessoas que efetivamente pretendem reeleger Dilma Rousseff. De acordo com a pesquisa do Datafolha divulgada no fim de semana, ela sairia vencedora da urnas no primeiro turno.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Comércio do Rio já acende luz amarela apesar da boa expectativa de venda para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, a terceira melhor data para os comerciantes do país — perdendo apenas para o Natal e o...

Veja mais
Presente para o Dia dos Namorados está mais caro

No dia 12 de junho, próxima quarta-feira, será comemorado em todo o Brasil o "Dia dos Namorados". A busca ...

Veja mais
Alimentos voltam a subir

O governo tenta convencer os investidores de que a inflação, principal motivo para a queda da popularidade...

Veja mais
Plano agrícola é bem recebido pelo setor no Pará

Representantes de produtores apontam apenas alguns ajustesO Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2013/2014, anu...

Veja mais
Alta dos preços atinge principalmente alimentação básica do paraense

Com alguns produtos da cesta básica cada vez mais caros, os consumidores fazem o que podem para tentar driblar a ...

Veja mais
Mercado de Flores deve ter 30% a mais de visitantes no Dia dos Namorados

Considerada a terceira melhor data para o comércio de flores e acessórios, o Dia dos Namorados dever&aacut...

Veja mais
Bassi e Montana serão as marcas principais

São Paulo - O futuro presidente da Marfrig e ex-CEO da Seara Foods, Sergio Rial, explicou, em coletiva ontem que ...

Veja mais
Preço agropecuário cai 3,6%

Levantamento é do Instituto de Economia Agrícola (IEA).São Paulo - O Índice quadrissemanal d...

Veja mais
Pressão da safra reduz preços em 6,8%

Cotações são as mais baixas desde 2009.Os preços do café arábica no mercado in...

Veja mais