Falabella compra controle da Dicico e entra no Brasil

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Segunda maior empresa de varejo do Chile, o grupo Falabella informou ontem a aquisição do controle da rede de lojas de materiais de construção e reforma Dicico por R$ 388 milhões (US$ 189 milhões) - movimento que marca a entrada da companhia chilena no varejo brasileiro. O acordo foi fechado por meio da aquisição de 50,1% das ações da Construdecor, controlada pela Markinvest Gestão de Participações, cujo principal acionista é o empresário Dimitrios Markakis. A Falabella é dona da rede de material de construção Sodimac, e para fechar esse negócio, criou a empresa Sodimac Brasil, que adquiriu as ações da empresa brasileira.

A operação deve acontecer por meio de um aumento de capital de R$ 319 milhões na empresa, e a diferença desse valor para os R$ 388 milhões virá da compra de ações da empresa existentes hoje. A expectativa da Falabella é que esse negócio seja concluído até 30 de junho. A aquisição deverá ser financiada com recursos próprios e de bancos, mas a empresa não especifica esses valores.

Uma conjunção de fatores levou ao fechamento da operação. O controle da Dicico estava à venda há mais de um ano e ao mesmo tempo, os chilenos da Falabella procuravam ativos no Brasil nesse segmento, de forma mais ativa, desde o começo do ano, apurou o Valor. A rede Sodimac já vinha estudando o mercado brasileiro há pelo menos uma década, em conversas com redes locais, mas seu interesse no país voltou a crescer nos últimos meses. A empresa não informa se deve operar com a sua marca Sodimac no país.

Com base na demonstração de resultados da empresa, a Falabella comprou uma empresa em boas condições financeiras e o multiplicador pago pelo ativo ficou na média das operações de varejo vendidas no país recentemente. A Falabella pagou cerca de 11 vezes o valor do lucro operacional da Dicico em 2012 e 22 vezes o lucro líquido, de R$ 17,4 milhões no ano passado. Fundada em 1918, Dicico fechou o ano de 2012 com receita líquida de R$ 789 milhões, crescimento de 6,3% sobre o ano passado, e expansão mais forte, de 96% no lucro líquido no período.

Além de operar no azul, a rede não está altamente endividada. O total de empréstimos e financiamentos caiu de cerca de R$ 128 milhões em 2011 para R$ 116 milhões no ano passado. A rede opera 57 lojas no Estado de São Paulo e tem cerca de 3,1 mil empregados. É a quarta maior rede de construção do Brasil. O acionista majoritário, com 88,8%, é Dimitrios Markakis, filho de um imigrante grego, que comprou a empresa logo depois de negociar a sua rede de supermercados Cândia com o grupo português Sonae, em 1999.

Com operações também na Colômbia, Peru e Argentina, a Falabella controla lojas de departamento, redes de reformas para casa, supermercados e shoppings na América Latina. Sua receita líquida somou US$ 11,5 bilhões em 2012 e o valor de mercado atingiu US$ 26,8 bilhões.



Veículo: Valor Econômico


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