Rumo ao topo, Lenovo fustiga a HP

Leia em 1min 40s

As ousadas aquisições da Lenovo no mercado de PCs, uma incursão no setor de dispositivos móveis e volume de dívidas relativamente baixo diferenciaram a companhia asiática de outros fabricantes de computadores pessoais em um momento em que a indústria enfrenta a maior queda nas vendas em décadas.
 
A Lenovo, a uma pequena distância de derrubar a Hewlett-Packard do posto de maior fabricante de PCs do mundo em vendas, publicou na quinta-feira um aumento de 90 por cento no lucro trimestral, superando as estimativas, no maior crescimento em sete trimestres.
 
"Eles têm sido agressivos na aquisição de vários distribuidores em diferentes regiões, como o Brasil, Europa e Japão ao longo dos últimos anos, de modo que, basicamente, isso deu a eles uma melhor distribuição, bem como ganhos na participação de mercado", disse o analista do Maybank Kim Eng Securities, Warren Lau, em Hong Kong.
 
A fabricante de computadores chinesa teve lucro líquido de 126,9 milhões de dólares no trimestre encerrado em março, ante 66,8 milhões de dólares um ano antes, com base em cálculos da Reuters, utilizando os dados financeiros para nove meses e para o ano inteiro.
 
Este resultado superou as expectativas de 110 milhões dólares de lucro líquido, e foi o ritmo mais rápido de expansão desde o primeiro trimestre do ano fiscal 2011/2012, quando o crescimento dobrou.
 
A empresa de pesquisa IDC afirmou que as vendas globais de PCs caíram 13,9 por cento na comparação anual no primeiro trimestre, o maior declínio desde que começou a acompanhar o mercado em uma base trimestral em 1994.
 
Compras no Brasil - A Lenovo investiu pesado nos últimos anos para fortalecer seus negócios de PCs, comprando empresas como a fabricante brasileira CCE no ano passado, a alemã Medion, em 2011, e divisão de PCs da IBM, em 2005.
 
A série de aquisições também provocou um rumor no mercado de que a Lenovo poderia estar interessada também no negócio de servidores da IBM, bem como nos fabricantes de celulares Research In Motion e Nokia - o que ainda não se confirmou.

       
       
Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Produtos ligados à Copa terão baixa procura

Maioria das pessoas não pretende comprar nenhum item ligado à Seleção Brasileira até ...

Veja mais
Feijão é encontrado por até R$ 7,89 na região

O feijão-carioquinha virou artigo de luxo na região. O preço do pacote de um quilo ficou 7,14% mais...

Veja mais
Quando limões rendem bons negócios

Em uma recente manhã de primavera em Amalfi, Luigi Aceto, um senhor vigoroso de 78 anos, subiu as escadas da plan...

Veja mais
Venda de computadores no País registra queda de 16% em março

A venda de computadores de mesa, ou PCs, no Brasil em março somou 1,4 milhão de unidades, o que representa...

Veja mais
Novo All In One da LG

A LG lança o All In One V320, equipamento que traz integrado PC, TV e monitor. O produto já faz parte do p...

Veja mais
Mercado de própolis verde é alternativa para apicultor

Oferta em MG é menor que demanda.O mercado promissor para a própolis verde produzida em Minas Gerais est&a...

Veja mais
Braskem lança nova linha de plástico verde

São Paulo - A Braskem, líder das Américas em produção de resinas termoplástica...

Veja mais
Nespresso não teme a concorrência

O mercado global de café expresso em dose única está ficando maior, mais ousado e mais forte. E n&a...

Veja mais
Unilever construirá nova fábrica no País

A Unilever anunciou que construirá sua 10ª fábrica no Brasil, na cidade de Aguaí (SP). Ser&aac...

Veja mais