CD da Unilever será inaugurado em outubro

Leia em 2min 30s

São Paulo - A multinacional de consumo Unilever anunciou ontem que será inaugurado em outubro seu 10º centro de distribuição (CD) no país, localizado na cidade de Pouso Alegre (Sul de Minas), com o objetivo de abastecer as cidades da região Sudeste. No mesmo dia, informou que vai construir sua 10ª fábrica no Brasil, na cidade de Aguaí, interior de São Paulo, próximo à divisa com o Estado. Será a primeira unidade produtiva da companhia a ser totalmente construída - desde a planta - após cerca de 10 anos.

Segundo o presidente da companhia no país, Fernando Fernandez, ainda não dá para falar quais itens serão produzidos no local, mas as operações terão início em 2015 e alguns produtos serão inéditos em território brasileiro.

Instalada num terreno de um milhão de metros quadrados, ela será a maior fábrica da companhia e seguirá os níveis mais exigentes de sustentabilidade. "Já temos fábricas de algumas categorias, como sorvete, produto para cabelo e para roupas, que já trabalham na capacidade máxima", disse Fernandez, após evento promovido pela companhia para apresentar os resultados e metas em sustentabilidade.

A empresa, porém, não falou em volume de aportes. "Temos investido e vamos investir cerca de R$ 2 milhões nas nossas marcas por ano e cerca de R$ 500 milhões em produção e distribuição. Já em novas fábricas, a cifra supera a soma", disse.

O executivo aposta no crescimento do setor de consumo brasileiro, principalmente no segmento de higiene pessoal e limpeza. " um setor que tem crescido a um ritmo forte. Os consumidores estão comprando esses itens com mais freqüência e a inclusão da mulher no mercado de trabalho vem impulsionando esse desempenho", afirmou. A região Nordeste continua sendo uma praça importante para as vendas da companhia. Hoje, as vendas para a região representam entre 20% e 25% do total.


Faturamento - As operações da Unilever no Brasil representam 8% do faturamento global da companhia, de 55 milhões de euros em 2012. "Em 2012, a receita líquida da Unilever Brasil cresceu 14% ante 2011 e neste primeiro trimestre alcançamos um percentual maior", disse Fernandez, sem revelar quanto.

A meta global da companhia é dobrar do tamanho de 2008, quando faturou 40 bilhões de euros, até 2020. "Acredito que para as operações brasileiras será mais rápido. O consumo está crescendo a um ritmo mais acelerado no país", completou. Fernandez comentou que todas as categorias de produtos da empresa têm apresentado crescimento de participação de mercado, o que sustenta as projeções da companhia.

Além de dobrar de tamanho até 2020, a Unilever quer reduzir pela metade o impacto ambiental de sua produção. Na área de manufatura (produção), a empresa já reduziu, no Brasil, 31% do consumo de água. Também possui quatro fábricas que não usam aterro para o descarte de seus materiais e quer chegar à totalidade das dez unidades até 2015. E 100% da soja e do óleo de palma adquirido no país vem de fornecedores certificados socioambientalmente.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Comercialização no país fecha abril em 83%

A comercialização da safra de café do Brasil 2012/13 (julho/junho) chegou a 83% até o dia 30...

Veja mais
Cafeicultor negocia safra antiga

O início da colheita da safra 2013 de café está incentivando a comercialização do vol...

Veja mais
O mercado ainda inexplorado do nosso cafezinho

O mercado de café precisa aproveitar melhor as oportunidades criadas pelo crescimento do poder aquisitivo da popu...

Veja mais
2014, o ano dos smartphones

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem que o governo federal prevê que em 2014 mai...

Veja mais
Leite pesa no orçamento por conta da inflação de 7%

A dona de casa está fazendo malabarismos para encontrar ofertas de leite que não pesem tanto no orç...

Veja mais
Inflação sobe menos, freada pelos alimentos

Rio de Janeiro – A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) registro...

Veja mais
Produção de pneus apresentou expansão de apenas 4%

Nos primeiros quatro meses de 2013 a produção da indústria brasileira de pneus apresentou expans&at...

Veja mais
Importados atrapalham setor de pneus

As fabricantes brasileiras de pneus vêm em crescimento, apesar de serem prejudicadas pela enxurrada de importados,...

Veja mais
Plataforma virtual para agricultores recebe novos mecanismos de comercialização

Objetivo é aproximar e ampliar o contato, por meio da internet, entre os agricultores familiares, seus clientes e...

Veja mais