Vendas de supermercados sobem 4,96% em Minas

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Número superou estimativas iniciais da Amis, que eram de crescimento de 4% no ano.


Os supermercados de Belo Horizonte tiveram aumento de 4,96% nas vendas em 2012 em relação a 2011, superando as expectativas iniciais da Associação Mineira de Supermercados (Amis), que havia projetado crescimento de 4%. O resultado positivo veio sobretudo da expansão de unidades no interior do Estado, onde grupos já tradicionais inauguraram lojas e reformaram outras, preocupando-se em ampliar o espaço de atuação. Contou também, ressalta o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o consumo crescente das classes D e E, que já não se contentam com o arroz e feijão de cada dia e diversificam cada vez mais a cesta de alimentos.

"Os investimentos na melhoria do setor e o baixo nível de desemprego, mantendo a renda do consumidor, favoreceram as vendas", explica. O crescimento foi comemorado, sobretudo, porque de 2010 para 2011 o setor teve recuo de vendas de 0,2% em Minas Gerais.

Em 2012, os supermercados do Estado faturaram R$ 14 bilhões e deram ocupação para 140 mil pessoas. Para 2013, segundo Adilson Rodrigues, a expectativa é de que o faturamento chegue a R$ 14,8 bilhões, com a criação de 8 mil novos postos de trabalho. "A expansão continuará vindo do interior", prevê.  que a principal característica do setor supermercadista em Minas é a pulverização de empresas, que fazem com que não exista um grupo predominante no Estado, mas diversos que atuam em área específicas e bastante delimitadas.

São estes grupos do interior que têm feito a maior parte dos investimentos, embora eles venham acontecendo também na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2012, disse Rodrigues, foram alocados R$ 250 milhões para a abertura de 45 novas lojas no Estado. A previsão é de que, ao longo de 2013, sejam inauguradas outras 45, com investimentos que chegarão a R$ 300 milhões.

O que se constata, ressalta o superintendente da Amis, é que os supermercados estão se fazendo presentes em cidades cada vez menores, o que há alguns anos era inviável. "Até 2010 só se inauguravam lojas em cidades com mais de 200 mil habitantes, e hoje os supermercados estão chegando a municípios com 50 mil moradores, com lojas cada vez mais sofisticadas, como exige o consumidor", afirma.

Dezembro - O crescimento de 23,95% em dezembro frente a novembro já era dado como certo pela Amis. O movimento no varejo, em função do Natal, costuma elevar o faturamento do setor a números sempre acima de 15% no comparativo com o mês anterior. Por outro lado, comparando-se dezembro de 2012 com dezembro de 2011, o crescimento de vendas foi pequeno, com o desempenho alcançando elevação de 0,15%.

Em dezembro, o melhor desempenho do Estado veio da região Central, onde as vendas cresceram 26,42%. Em seguida vieram: Norte/Noroeste (24,96%), Centro-Oeste (24,95%), Rio Doce (24,29%), Zona da Mata (23,46%), Sul (21,97%) e Triângulo/Alto Paranaíba (17,50%).


Veículo: Diário do Comércio- MG


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