Demissão de trabalhador tem novas regras

Leia em 2min 30s

A partir de sexta-feira, empresas devem atualizar documentação utilizada para rescisão do contrato de trabalho


O novo Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT), instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será obrigatório a partir desta sexta-feira. Um Termo de Quitação deverá ser utilizado junto com o documento para as rescisões de contrato com menos de um ano de serviço. Enquanto isso, rompimentos de acordo, com período superior a um ano contarão com o Termo de Homologação. Segundo o MTE, o objetivo da mudança é garantir o cumprimento da lei, o efetivo pagamento das verbas rescisórias e a orientação e o esclarecimento das partes sobre direitos e deveres decorrentes do fim da relação empregatícia.

Os termos de homologação e quitação são impressos em quatro vias, sendo uma para o empregador e três para o empregado. O trabalhador deve estar atento, pois duas delas serão apresentadas obrigatoriamente para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e solicitar o recebimento do seguro-desemprego, em caso de demissão. Por sua vez, para elaborar a rescisão, as empresas acessarão o sistema HomologNet. No mesmo local, os ex-empregados poderão consultar as informações das anulações de contrato.

As principais mudanças devem deixar o processo mais transparente e dar mais segurança ao trabalhador por detalhar todas as parcelas, devidas e pagas, ao contrário do que ocorre com o atual termo. Na apresentação sobre o pagamento das férias, por exemplo, serão discriminadas as férias vencidas e as que estavam em período de aquisição, para facilitar a conferência dos valores pagos. Além disso, o novo documento tem campos específicos para informar cada exercício vencido e não quitado do 13º salário. O mesmo vale para as horas-extras devidas no mês do afastamento, apresentadas separadamente com a quantidade de horas, o respectivo percentual e o valor devido.

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), apesar de não prever muitas modificações, aprova o novo sistema. A entidade realizou palestras para os conveniados explicando o novo termo. “É bom para os empresários, pois ele será mais segmentado e poderemos discriminar bem as parcelas. Isso evitará reclamatórias trabalhistas, afinal, fica mais fácil fazer a comprovação quando tivermos alguma reclamatória. Nesse sentido, vai nos auxiliar”, afirma a assessora jurídica do Sindpoa Patrícia Danielsson.

Os representantes dos trabalhadores, por sua vez, mostraram-se divididos. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Porto Alegre Luis Carlos Barbosa classificou o documento como “um avanço”, já que todas as partes - trabalhador, empregador e ministério - terão mais controle sobre seus deveres e obrigações. Entretanto, a representante do departamento jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares Gelci Fernandes demonstrou preocupação com o “excesso de mão de obra” para quem preenche os formulários: “A avaliação é de que o modelo pode complicar para o trabalhador, pois aumentou o número de folhas”, afirma.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Liquidação do Shopping Recife começa nesta quarta-feira com descontos de até 70%

A expectativa do shopping é incrementar o fluxo de clientes em cerca de 10% até domingo O Shopping Recife...

Veja mais
Álcool líquido

Desde ontem, está proibida a venda de álcool líquido de alta graduação (acima de 54&d...

Veja mais
Páscoa 2013 será estável, mas criativa

  A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amend...

Veja mais
Chegou o genérico do Nespresso

A Nestlé reina sozinha no País com suas cápsulas de café, desde 2007. A partir de fevereiro,...

Veja mais
Produção de cloro em alta

Com 1,2 milhão de toneladas, a produção de cloro cresceu 1,8% no ano passado na comparaç&ati...

Veja mais
'Valor' lança serviço em tempo real

Com investimentos de R$ 100 milhões, chega ao mercado o Valor PRO, novo serviço de informaçõ...

Veja mais
Maioria das lojas deve permanecer fechada no feriado de Navegantes

Lojistas que buscaram autorização dependem de assinatura de termo pelos shoppingsO que parecia solucionado...

Veja mais
Ovos de chocolate

Chocolate:  A Lacta irá produzir 28 milhões de ovos de chocolate para a Páscoa deste ano. O n&...

Veja mais
Ajinomoto aposta em fertilizantes

Famosa pelo tempero à base de glutamato monossódico, a multinacional japonesa Ajinomoto espera ampliar a r...

Veja mais