Lojas de brinquedos preparam os estoques para o Dia da Criança

Leia em 2min 10s

Com a proximidade do Dia da Criança, comemorado no dia 12 do próximo mês, o varejo já espera o aumento das vendas em artigos infantis, como brinquedos, jogos e eletrônicos. Lojas como a Armarinhos Fernando, PBKIDS e Etna já prepararam seus estoques e contam com listas de sugestões de presentes para diferentes faixas etárias, com itens que valorizam não só o entretenimento, mas também a educação e o aprendizado.

O Dia da Criança é considerado pelos lojistas um termômetro para o Natal e os presentes podem apresentar grande variação de preço entre as lojas. Ana Claudia Costa, diretora-executiva do Popai Brasil, associação internacional voltada para a valorização da comunicação no ponto de venda, aponta que existem duas situações que devem ser exploradas na ocasião: a compra realizada pelos pais e a compra em que a criança está presente no processo.

"A compra realizada sem a presença da criança é mais racional e os pais têm um tempo maior para buscar argumentos caso seja necessário minimizar a frustração da criança. Na compra conjunta, isso não acontece. A criança vivencia o processo e é mais difícil de controlar o desejo e emoção", comenta a executiva.

Pela análise da associação, o ponto de venda deve ter clara a necessidade de trabalhar com esses dois consumidores, pais e filhos. Pensando desta forma, a sedução deve acontecer nas duas pontas. Enquanto o lúdico encanta e envolve a criança, a ação comercial viabiliza a compra junto aos pais.

"Investir em um espaço lúdico e preparar a loja com brincadeiras e experimentação para criança é fundamental, assim como oferecer aos pais uma condição de pagamento ou de desconto compatível e atrativa", explica Ana Claudia Costa.

Eletrônicos

"Hoje, os eletrônicos lideram as vendas de Dia da Criança. A geração Z consome muita tecnologia. Se antes as meninas se contentavam com uma boneca e o menino com um carrinho, hoje, os tablets, videogames e celulares ganharam a preferência. Esse tipo de presente permite a experimentação conjunta e o envolvimento de pais e filhos em uma mesma ação", esclarece Ana.

A executiva ainda acredita que um ponto que pode ser bem explorado é a relação do brinquedo com a família, quando o presente proporciona um momento de lazer em conjunto. "Essa possibilidade de entretenimento e diversão com toda a família oferece um peso maior na decisão de compra do produto. No subconsciente, todo mundo volta a ser criança e a família toda participa", analisa. Segundo o Popai, ações que ressaltam esta natureza dos produtos voltados às crianças levam a um incremento mínimo de 15% nas vendas.


Veículo: DCI


Veja também

Jundiá busca sócio para chegar ao Nordeste

Ainda faltam dois meses para a fabricante de sorvetes Jundiá mudar para a sua nova sede dentro da cidade de Itupe...

Veja mais
Na onda 'revival', Nestlé Brasil relança chocolate Lollo

Ao monitorar redes sociais, multinacional viu que marca podia salvar vendas do chocolate que virou Milkybar em 1992 Voc...

Veja mais
Rio de Una testa o potencial para orgânicos no Nordeste

Todos os meses, cerca de 300 toneladas de legumes e verduras orgânicas picadas e higienizadas deixam a sede da Rio...

Veja mais
Começa o 'fatiamento' da Doux na França

O destino de cinco unidades da área de produtos in natura da Doux na França foi definido nos último...

Veja mais
Preços do açúcar têm forte queda no mercado interno

Os preços do açúcar no mercado interno entraram em forte declínio na última semana e,...

Veja mais
Queijinho mineiro

No ano passado, o laticínio Verde Campo, de Minas Gerais, pôs nos supermercados o primeiro iogurte 100% sem...

Veja mais
Alcoolismo deixa de ser motivo para justa causa

Ainda que a Justiça do Trabalho autorize a aplicação do teste de bafômetro a trabalhadores de...

Veja mais
Wal-Mart desiste de abrir unidade na cidade de NovaYork por pressão política

A Wal-Mart Stores, maior varejista do mundo, desistiu de seu plano de abrir sua primeira unidade na cidade de Nova York ...

Veja mais
Congelados aquecem economia

Com novos hábitos alimentares, além das refeições fora de casa uma boa parcela da popula&cce...

Veja mais