Começa o 'fatiamento' da Doux na França

Leia em 2min 10s

O destino de cinco unidades da área de produtos in natura da Doux na França foi definido nos últimos dias, mas o futuro dos segmentos de produtos elaborados e exportação da companhia, que está em liquidação judicial, só deve ficar claro nos próximos dois meses. O tribunal de comércio de Quimper validou na semana passada as ofertas de aquisição dessas cinco unidades de forma "fatiada".

Segundo a imprensa francesa, a decisão deve salvar apenas entre 700 e 800 empregos de um total de 1,7 mil do segmento de produtos in natura da Doux. O tribunal validou a oferta da empresa LDC pelos abatedouros das localidades de Laval e Sérent. Associadas, as companhias Duc e Glon Sanders ficarão com a fábrica de Boynes. Sozinha, a Glon Sanders fez oferta pela usina de Blancafort. A unidade de Pleucadeuc ficará com a própria Doux, como parte de seu plano de continuação.

Outras três fábricas do polo de produtos in natura da Doux, localizadas em Graincourt, Vraie-Croix e Pontet, foram liquidadas, já que não houve interessados em adquiri-las.

O tribunal de Quimper também estabeleceu no julgamento da semana passada um período de observação, até 30 de novembro, para definir o destino das áreas de produtos elaborados e de exportação da ex-lider europeia de aves. Também existem propostas de aquisição para algumas unidades desses segmentos, mas de forma parcial.

O recurso à venda "fatiada" dos ativos da Doux sempre foi criticado pelos empregados da companhia, que temiam uma supressão de postos de trabalho, agora confirmada. O governo francês também vinha declarando, desde o agravamento da crise da Doux, no primeiro semestre deste ano, rejeitar essa saída.

Mas não houve oferta por todos os ativos da empresa em conjunto, e o tribunal de comércio acabou decidindo pelo "menos pior". Juntas as áreas de produtos in natura, elaborados e exportação da Doux empregavam cerca de 3,4 mil pessoas na França antes de a empresa entrar em recuperação judicial, em junho.

Com dívidas bancárias estimadas em € 430 milhões, a Doux vinha enfrentando dificuldades financeiras já há alguns anos. Mas a crise mundial agravou a situação da companhia. Na operação brasileira da companhia - a Doux Frangosul -, os atrasos de pagamentos a produtores integrados viraram rotina nos ultimos anos.

Diante dessas dificuldades, a empresa já vinha buscando uma saída para sua subsidiária brasileira. E esta surgiu antes de a situação degringolar totalmente em nivel global. Em maio, a Doux arrendou as unidades do Brasil para a JBS por dez anos com opção de compra.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Lojas de brinquedos preparam os estoques para o Dia da Criança

Com a proximidade do Dia da Criança, comemorado no dia 12 do próximo mês, o varejo já espera ...

Veja mais
Rio de Una testa o potencial para orgânicos no Nordeste

Todos os meses, cerca de 300 toneladas de legumes e verduras orgânicas picadas e higienizadas deixam a sede da Rio...

Veja mais
Preços do açúcar têm forte queda no mercado interno

Os preços do açúcar no mercado interno entraram em forte declínio na última semana e,...

Veja mais
Queijinho mineiro

No ano passado, o laticínio Verde Campo, de Minas Gerais, pôs nos supermercados o primeiro iogurte 100% sem...

Veja mais
Alcoolismo deixa de ser motivo para justa causa

Ainda que a Justiça do Trabalho autorize a aplicação do teste de bafômetro a trabalhadores de...

Veja mais
Wal-Mart desiste de abrir unidade na cidade de NovaYork por pressão política

A Wal-Mart Stores, maior varejista do mundo, desistiu de seu plano de abrir sua primeira unidade na cidade de Nova York ...

Veja mais
Congelados aquecem economia

Com novos hábitos alimentares, além das refeições fora de casa uma boa parcela da popula&cce...

Veja mais
Mercado de flores gira R$ 4,3 bi no País

Não são apenas a chegada da primavera, nesta semana, e datas comemorativas como o Dia das Mães, dos...

Veja mais
Gargalos começam na porta das indústrias

Infraestrutura deficiente anula a competitividade dos produtos brasileirosEntre os empresários brasileiros &eacut...

Veja mais