Falta de remédios faz pacientes de SP e RJ 'rodarem' farmácias

Leia em 2min 20s

Segundo os laboratórios fabricantes e as drogarias, problema ainda é reflexo da greve da Anvisa - Drogarias visitadas pela reportagem relatam falta de insulina, antidepressivos e drogas contra câncer

 

Aos 78 anos, a aposentada Ruth Lacerda passou 15 dias em busca do remédio de que precisa para controlar o diabetes. "Rodei todas as farmácias da Tijuca [zona norte do Rio] e não encontrei."

 

A peregrinação teve fim só na última quinta, quando ela encontrou uma farmácia com duas canetas de insulina -a aposentada usa uma dessas por semana."Comprei as duas", diz, já com outra reclamação: agora, não acha o remédio para a hipertensão. "Não tomei ontem e minha pressão foi a 20".

 

O calvário foi vivido também pelo tabelião Alan José Santos Borges, 43. "Passei 20 dias na busca por insulina ultrarrápida e acabei trocando pela normal."

 

A Folha foi a 15 farmácias da Tijuca e da zona sul do Rio e constatou falta também de antidepressivos e remédios para o tratamento de câncer.

 

Em São Paulo, 16 farmácias foram visitadas no centro e nas regiões leste e oeste e todas tinham drogas em falta, como o hormônio da tireoide Synthroid (Abbott), o ansiolítico Frontal (Pfizer) e o Topamax (Janssen), contra epilepsia e enxaqueca.

 

Uma das drogarias no Rio informou que está com 40% do estoque. "Só tenho uma caixa do Zytiga 250 mg, contra câncer. Normalmente tenho 12 ou 13", contou um balconista. O problema é atribuído à greve de 45 dias da Anvisa. Os servidores voltaram ao trabalho no dia 3."Muitos pacientes pararam de se tratar", diz o endocrinologista Izidoro Flumignan.

 

As insulinas Levemir e Novomix (Novo Nordisk), usadas por Lacerda e Borges, são sintéticas e mais eficazes para pacientes cujo controle glicêmico é difícil, diz ele.

 

Flumignan calcula que 20% de seus pacientes não acham insulina. "Alguns suspenderam o uso e chegam ao consultório com até 400 mg/dl". A taxa glicêmica normal é de até 110 mg/dl.

 

O psiquiatra Márcio Bernik, do HC da USP, afirma que alguns pacientes seus tiveram dificuldade em achar o antidepressivo Paxil (GSK)."Alguns tentaram se adaptar a outros medicamentos, fizeram racionamento e vários tiveram recaída."


A lista em falta inclui ainda Zoladex (endometriose e câncer) e Selozok (hipertensão), da AstraZeneca, Piotaz (EMS) e Humulin (Eli Lilly), para diabetes, e Apraz (Mantecorp) e Heimer (Eurofarma), antidepressivos.

 

A Pfizer e a Abbott apontam a greve da Anvisa como causa da falta. A Novo Nordisk diz que teve problemas de importação. A AstraZeneca e a Mantecorp dizem que o fornecimento está em normalização. As demais afirmam desconhecer a falta.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Inmetro vistoria redes de produtos elétricos no País

Agentes fiscalizadores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vão realizar de 17 a...

Veja mais
Sorvetes Rochinha investe R$ 8 mi em fábrica e pretende vender até para os Emirados Árabes

Empresa investe em novas instalações para atender a demanda internacional   A Sorvetes Rochinha, tr...

Veja mais
Sem parar

Governo federal deve taxar importador que não fabrica no país, não recolhe e não recicla pne...

Veja mais
É leite ou não é?

Composto lácteo vendido pela Nestlé tem 'cara' de leite e deixa pais confusos; Procon de SP investiga o ca...

Veja mais
Tarja vermelha ainda é vendido sem receita

Drogarias do Rio não estão respeitando deliberação do Conselho Regional de Farmácia e...

Veja mais
Algoritmo prevê desejo de consumo de produto

Pesquisador mostra chances de êxito comercial com equações matemáticas   Sistema de c&...

Veja mais
Brasil tenta ajustar 'janela' de venda de melões aos EUA

Uma comitiva de empresários brasileiros cumpre agenda de reuniões com autoridades americanas desde ontem p...

Veja mais
Eletrodoméstico ainda é sonho para classes D e E

Apesar das recentes conquistas de poder de compra pelos brasileiros, os bens duráveis ainda são, para muit...

Veja mais
Nova York limita refrigerante

Nova York vai restringir as vendas de refrigerantes adoçados com açúcar a não mais do que 16...

Veja mais