Nestlé e Samsung são as marcas preferidas da classe C

Leia em 1min 30s

Com maior poder de compra e mais exigentes, 54% dos entrevistados se preocupam com a marca dos alimentos


Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Data Popular nesta quarta-feira, apontou que a Nestlé é a preferida, sendo citada por 4,1% dos entrevistados, seguida por Samsung (3,9%) e Adidas (3,7%). Foram ouvidas 22 mil pessoas em 153 cidades pelo Brasil. O estudo foi divulgado durante a 10ª edição do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (CONAREC).

De acordo com o Data Popular, 54% dos entrevistados se preocupam com a marca dos alimentos, 47% consideram a empresa na hora de comprar computadores, 45% antes de adquirir o automóvel e 41% para eletrônicos. Porém, apenas 37% dos entrevistados afirmaram dar atenção à marca dos sapatos.

Segundo a pesquisa, existe uma diferença entre o gosto dos homens e das mulheres da nova classe média. Eles citaram marcas de tênis, roupas de esporte e eletrônicos, enquanto elas apontaram alimentos, cosméticos e roupas.

O Data Popular constatou que a classe média brasileira cresceu de 42% da população em 2004 para 53,9% em 2011, ganhando parte dos antigos pertencentes à classe D, que apresentou declínio de 41,3% para 31,1% no mesmo período. Conforme projeção do instituto, em 2014 a classe C será representada por 58,3% dos brasileiros, enquanto 26,8% estarão na D.

Entre 2004 e 2011, o crescimento no número de pessoas na classe C impulsionou as compras, fazendo com que a nova classe média atingisse R$ 1,03 trilhão em consumo no ano passado. A cifra corresponde a um crescimento de 228,3% nos gastos com produtos e serviços nos últimos sete anos.

O carrinho de compras da nova classe média também mudou de 2001 para 2012. A classe AB comprava 35 categorias diferentes de produtos, a C 27 e as classes D e E consumiam em 19 categorias. Agora, a classe AB leva para casa 45 categorias, a C 42 e a DE 40.



Veículo: Agência Estado




Veja também

Prudência domina decisões de empresas e consumidores

A Sondagem do Comércio do Ibre/FGV, que reúne informações de cerca de 1.200 empresas, mostro...

Veja mais
Grãos afetam leite e custos vão para inflação

A elevação de preços do milho e da soja impõe grandes perdas aos produtores de leite. A cont...

Veja mais
Consumidores brasileiros testam botijão de gás feito de fibra de vidro

Cerca de 12 mil consumidores das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de São Paulo e Porto Alegre est...

Veja mais
Produtos agrícolas no atacado sobem menos, diz FGV

A inflação agropecuária desacelerou no atacado. Os preços dos produtos agrícolas atac...

Veja mais
Cem artigos ficam mais caros

Governo federal amplia a alíquota de importação sobre matéria-prima e produtos estrangeirosO...

Veja mais
A roda da inovação

Como a Johnson & Johnson consegue criar produtos a partir da ajuda de seus consumidores e funcionários. ...

Veja mais
Quatá ganha força para crescer em lácteos no RJ

Com a aquisição da marca Leite Glória e seus ativos e maquinários instalados em Itaperuna, n...

Veja mais
Brasil bate recorde de exportação para a China e promete ampliar embarques

Mesmo com a desaceleração registrada em agosto nos embarques de soja do Brasil para a China, o volume tota...

Veja mais
Nova ação contra quebra de contratos de algodão

Líderes da indústria do algodão estão buscando endurecer medidas para garantir que as empres...

Veja mais