Venda de linha branca cresce até 10% com IPI reduzido

Leia em 3min 10s

A redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos de linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar e tanquinho) deve terminar no fim deste mês. Apesar dos constantes apelos recebidos, o governo federal ainda não demonstra interesse em prorrogar a medida, em vigor desde dezembro do ano passado, pela terceira vez consecutiva. Em tempos de incertezas na economia mundial, representantes do varejo e da indústria mineira afirmam que o benefício ajudou a alavancar as vendas e a produção dos itens contemplados em até 10% e 36%, respectivamente, ao longo dos sete primeiros meses do exercício.

Na Eletrozema, rede que integra 355 lojas e tem sede em Araxá (Alto Paranaíba), as vendas dos eletrodomésticos beneficiados pela isenção cresceram, entre janeiro e julho, 10% na comparação com idêntico intervalo de 2011. O subdiretor comercial da empresa, Juliano Antônio de Oliveira, ressalta que as comercializações dos itens de linha branca foram estratégicas, uma vez que evitaram que o setor de eletrodomésticos registrasse prejuízos no período. De maneira geral, as vendas do segmento, nos sete primeiros meses de 2012, foram iguais às do ano passado.

Com o objetivo de manter as vendas aquecidas pelo menos até o fim deste mês, Oliveira revela que a rede investiu R$ 500 mil em estratégias de marketing. O montante inclui anúncios em mídia impressa e eletrônica, decoração interna das lojas e vitrines atrativas. " necessário reforçar com o cliente que esta pode ser a última chance de ele conseguir comprar, ainda neste ano, eletrodomésticos com descontos expressivos", afirma. Vale lembrar que as reduções nos preços das geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos foram de 10% e dos fogões, de 4%.

Já a rede Eletrosom espera que os últimos dias de IPI reduzido ajudem a empresa a concluir o mês de agosto com incremento de até 10% nas vendas dos produtos de linha branca, em relação ao mesmo mês de 2011. Segundo o diretor de Compras, Vicente Paulo Andrade, entre janeiro e julho deste ano o volume de vendas foi idêntico ao da mesma época do ano passado. "Mas, se não fosse pelo IPI, estimo que teríamos fechado o período com retração de 5%", prevê.

Andrade defende a extensão do benefício até pelo menos o fim do ano. De acordo com ele, a medida surtiria mais efeito caso fosse aplicada no segundo semestre. Isso porque a segunda metade do ano é tradicionalmente mais favorável ao consumo, devido a fatores como aproximação do Natal e o recebimento do 13º salário. No primeiro semestre, grande parte das famílias está com o orçamento comprometido, em decorrência de despesas típicas de início de ano, como compras de Natal, férias e material escolar.

Porém, caso o posicionamento do governo seja mantido, o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Mário Rodrigues, dá algumas orientações para quem deseja manter os negócios em alta, mesmo com o provável aumento dos preços. " necessário ter em mente que não só o preço que faz com que o cliente opte pela compra", declara. Para ele, o comércio deve investir mais em uma equipe qualificada de vendas, capaz de identificar a verdadeira necessidade de consumo do cliente.

Dados da última Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que o comércio mineiro registrou, em junho, crescimento de 2,8% no volume de vendas, frente a maio. Conforme Rodrigues, este e outros resultados mostram que é possível atravessar períodos de instabilidade econômica sem perder o ritmo de vendas. Mas ele ressalta a importância de estar sempre atento às movimentações do mercado e buscar alternativas para evitar que o consumidor se afaste.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

LG inaugura primeira assistência técnica própria da marca no Brasil

A fabricante conta com 800 lojas autorizadas para conserto no país e, em média, elas recebem 40 mil solici...

Veja mais
Vendas de sorvetes caem até 70% no inverno

Tradicionalmente, no inverno o movimento das sorveterias cai consideravelmente em relação ao verão,...

Veja mais
Preços seguem com valorização para todos os tipos

O mercado brasileiro de feijão manteve na semana passada preços mais firmes, com variações p...

Veja mais
Minaspuma investe em renovação

Cenário econômico atual afeta vários setores, não só o de colchõesApesar dos ma...

Veja mais
Suggar amplia faturamento com benefício

O bom desempenho do varejo de eletrodomésticos de linha branca impacta os resultados da indústria. Na Sugg...

Veja mais
Rússia adere a órgão regulador do comércio

Ingresso na OMC do país, que é o 2º maior exportador de petróleo, é confirmado depois d...

Veja mais
Empresários trocam experiências com jovens empreendedores na Expoagas

Evento SuperAgas Jovem é promovido para o aperfeiçomento de profissionais do setorEm um bate-papo descontr...

Veja mais
Varejo espera que desconto do IPI da linha branca e dos móveis seja prorrogado

As principais redes de SC confiam que o benefício não acabará neste mês, como previsto pelo g...

Veja mais
Pesquisa de Rombaldi busca fruta e hortaliça perfeitas

A busca por frutas e hortaliças duráveis, de boa aparência, saudáveis e gostosas é a m...

Veja mais