A Drastosa S.A, responsável pela introdução de marcas como Adidas e Nike no Brasil trouxe recentemente para o mercado brasileiro de moda infantil a centenária marca mundial de jeans Levi Strauss.
Para a vinda da Levi's ao mercado infantil, a Drastosa, empresa com mais de 50 anos com atuação no setor industrial e no setor comercial na área de distribuição com experiência no mercado esportivo, decidiu contratar um consultor para avaliar o mercado têxtil e viabilizar a entrada da Levi's no mercado infantil.
Consultoria
O consultor Carlos Vitorino foi escolhido devido a sua ampla experiência de 22 anos na área comercial, com forte atuação em todo o território nacional, tendo feito parte do corpo de executivos da Marisol e Vulcabras Azaleia.
Também teve atuação nas áreas de Franchising e Vendas das empresas Ellus e Hering, para a elaboração de um estudo com o objetivo de entender o segmento de público infantil e entrar nesse novo nicho de mercado.
O fato importante foi que a Drastosa não revelou ao consultor Carlos Vitorino que a marca seria a Levi's, de forma a se obter um estudo mais real do segmento infantil.
Ele foi informado apenas que era uma marca eclética e internacional no setor têxtil.
Estudo
Após um período do estudo é que foi revelado ao consultor que seria a Levi's.
Carlos Vitorino elaborou um estudo detalhado do mercado de moda infantil no Brasil, que contou com uma análise dos números e das tendências de comportamento deste mercado para os próximos anos.
"Analisamos os principais players nacionais e internacionais que já estão atuando no país e verificamos os canais de distribuição, além de visitarmos as principais lojas do segmento nacional para aprofundar e aumentar nosso conhecimento. Selecionamos e contratamos uma equipe comercial para atuar em todo Brasil e pretendemos atingir a principais lojas do ramo de moda infantil", afirma Carlos Vitorino.
Estratégia
Segundo o consultor, sempre que existe uma estratégia e uma pretensão de se introduzir em qualquer mercado ou em qualquer segmento uma nova linha de produto mesmo calcado sobre uma marca tão forte como a Levi's por sua tradição e vitalidade, há sempre a necessidade de se avaliar o contexto geral dentro do mercado como um todo, dentro do seguimento e olhar até o nicho de mercado, que é o target dentro do seguimento.
Ao aprofundar seus estudos e emergir no mercado infantil Vitorino identificou que ele é extremamente fragmentado.
"Hoje você não identifica nesse segmento uma liderança no mercado. Não existe líder. Existe um número gigantesco de marcas boas atuando nos canais mais variados como e-commerce, loja monomarca, grandes redes de lojas bem posicionadas com coleções maravilhosas, mas sem marca", explica.
Etapas
O estudo foi feito em três etapas e cada uma delas levou em média 60 dias. Primeiramente Carlos Vitorino dimensionou o mercado como um todo, depois avaliou o mercado por região através de várias fontes, incluindo o índice potencial de mercado, muito importante dentro do mercado têxtil, analisou a expansão dos shoppings e ao final do estudo apontou o potencial de representantes alocados em cidades núcleo e sua irradiação em raio de quilômetros, de clientes e de municípios atingidos.
O tempo total da consultoria envolvendo o estudo, reuniões com representantes da Levi's e finalmente a vinda da marca para o setor infantil 1 ano e dois meses e foi concluído em maio desse ano.
Carlos Vitorino destacou que é importante para a marca seguir os mesmos padrões de qualidade e estilo que fazem dela uma referência mundial no mercado de moda e jeans.
"A empresa deve manter esse padrão e entregar ao público brasileiro a mesma qualidade entregue ao público de outros países. Esse é um fator determinante para o seu sucesso por aqui", finaliza o consultor.
Veículo: DCI