Black & Decker produz menos do que o previsto

Leia em 2min 40s

Linha mais prejudicada foi a de ferramentas de uso doméstico.

A produção da Black & Decker em Uberaba, no Triângulo Mineiro, ficou 6% aquém do esperado para o primeiro quadrimestre deste ano. Segundo o diretor de Operações da América Latina, Domingos Dragone, a linha mais afetada foi a que contempla as ferramentas de uso doméstico, em especial os ferros de passar roupa, e as ferramentas elétricas, que registraram uma queda de 5% a 8% ante o mesmo período de 2011. O que evitou uma desaceleração ainda maior no ritmo da planta de Uberaba foram os segmentos voltados para indústria, com incremento superior a 10% na produção.

"Acredito que o endividamento do consumidor, em decorrência do crédito facilitado, favoreceu esse resultado. A liberação do crédito, por enquanto, ainda não influencia a indústria. A meu ver, ainda tem fôlego para continuar crescendo", avaliou o executivo. Ele também ressalta a forte concorrência dos produtos importados, principalmente vindos da China e do México. Há cerca de oito anos, o Brasil importava cerca de 30% dos bens acabados, enquanto hoje ocorre uma inversão do número, que atinge 70%.

Considerando os resultados verificados de janeiro a abril, Dragone defende com veemência a adoção de medidas mais agressivas de defesa da indústria nacional centrada não apenas na valorização do real, mas, sobretudo, em uma reforma tributária. "Nos últimos dez anos, o Brasil aumentou de maneira brutal a arrecadação tributária, o que desestimula o setor. Acredito que mais incentivos devam ser concedidos. A questão do câmbio, que propicia as exportações, é apenas uma das variáveis a serem consideradas", reforça. Apesar do desempenho pouco animador, a Black & Decker espera faturar de 5% a 8% a mais em 2012 na comparação com o ano passado.

Os encargos do chamado custo Brasil, um dos principais gargalos da indústria nacional, levaram a unidade da Black & Decker em Uberaba a suspender, no mês passado, suas exportações. No ano anterior, menos de 5% dos R$ 560 milhões faturados foram frutos de vendas para países estrangeiros. Em 2005, esse percentual chegava aos 35%. "Nessa época, a produção de Uberaba abastecia toda a América Latina, da Argentina ao México", recorda Dragone.


Mercado interno - Sem as exportações, a produção da Black & Decker se restringe ao mercado interno. Atualmente, os produtos abrangem todo o território nacional, com foco na região Sudeste. Os estados de Minas Gerais e São Paulo recebem de 35% a 40% da produção. Anualmente, a planta de Uberaba produz 5 milhões de unidades de todos os seus produtos. Do total, 4 milhões são ferros de passar roupa. Em seguida, com 15% estão as linhas industriais e o restante contempla os demais eletrodomésticos, como secadores de cabelo e barbeadores, entre outros bens.

A fim de não frear o ritmo de seus negócios, a multinacional investe na construção de um novo centro de distribuição. Para tal finalidade, foram aprovados aportes de R$ 25 milhões. A Black & Decker também aposta nas ferramentas portáteis, que devem ter as suas vendas alavancadas no Dia dos Pais. Conforme o gerente de Marketing de Ferramentas e Eletrodomésticos da empresa, Júlio Landaburu, a demanda por esses produtos costumam crescer 60% nas semanas que antecedem a data comemorativa.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Bem Brasil dobra capacidade instalada

Fabricante mineira de batata pré-frita congelada prevê para este ano faturamento de R$ 198 milhões.C...

Veja mais
Vendas do varejo sobem 2,2% em abril

Resultados do mês passado foram afetados por um tempo mais frio e pela alta dos preços da gasolina.As grand...

Veja mais
Unilever vai buscar mais eficiência no país

Uma das tarefas do novo presidente da Unilever Brasil, o argentino Fernando Fernandez, que assumiu o cargo em setembro d...

Veja mais
Unilever faz aposta em marcas 'de desejo'

Executivo da gigante da área de consumo diz que há espaço para mais produtos de valor agregado no P...

Veja mais
Redes de alimentos crescem com a venda de itens naturais

A crescente procura da população brasileira, principalmente os executivos das classes A e B, por há...

Veja mais
Cielo vai oferecer crediário para lojistas

A Cielo, empresa  que faz cadastramento de lojistas para bandeiras de cartões, anunciou ontem que seus termi...

Veja mais
Transporte de medicamentos ocupa 4º lugar entre as cargas

De tudo o que é transportado hoje dentro do Brasil, cerca de 20% correspondem a medicamentos. Em 2015, esta porce...

Veja mais
Intenção de consumo das famílias sobe em abril

As famílias brasileiras têm-se mostrado mais otimistas em relação a fazer compras, aponta o &...

Veja mais
Cosméticos com ervas e grãos ganham ainda mais espaço

Fora a comercialização de alimentos e suplementos alimentares, crescem as empresas de cosméticos qu...

Veja mais